XXVI ENEMECO no Pequeno Cotolengo de Caucaia

XXVI ENEMECO no Pequeno Cotolengo de Caucaia

Nos dias 17 a 19 de julho, em Caucaia (Ceará) o ENEMECO de número 26

 

Caucaia. Pela primeira vez no nordeste da Província Brasil Norte, o Encontro Nacional das Equipes Multidisciplinares das Entidades da Congregação Orionita, em sua 26ª edição, foi realizado nos dias 17 a 19 de julho, com o tema: “Perspectivas e Missão”.

A comunidade religiosa do Pequeno Cotolengo de Caucaia (Pe. Pedro Júnior, Ir. Renato Custódio e Cl. André Sabino), juntamente com os funcionários e voluntários, se esmeraram na preparação deste evento. Com exceção de alguns poucos que tinham acomodação externa já reservada, todos os outros participantes foram hospedados no Pequeno Cotolengo, especialmente nas duas alas construídas recentemente. Na avaliação realizada no final, todos os grupos apontaram a acolhida como o ponto mais positivo do encontro.

Foram mais de 130 os participantes deste ENEMECO, com representantes de quase todas as casas das três províncias brasileiras. Estavam presentes os três provinciais: Pe. Tarcísio, Pe. Aparecido e Ir. Priscila, acompanhando outros religiosos que vieram especialmente para o encontro.

O tema deste ano encerrou um percurso temático de três anos: em 2012, em Paraíba do Sul, o tema foi “100 anos da Congregação Orionita no Brasil, Um olhar na história”; em 2013, em Curitiba, o tema foi “25 anos de caminhada e metodologias do Enemeco”; finalmente, este ano o tema foi “Perspectivas e Missão” que provocou no grupo um questionamento sobre os pontos de força do Enemeco que precisam ser valorizados, os seus pontos de fragilidade que precisam ser melhor acompanhados e, enfim,  as suas perspectivas e oportunidades para os próximos anos.

Na parte formativa, o encontro em Caucaia recolheu dois testemunhos de pessoas que se deixam interpelar pelo exercício da caridade. Na parte da manhã do dia 18 o Dr. Hugo José Lucena de Mendonça, acompanhado pela juíza Tereza Germana e pela advogada Mércia, expôs o tema “Novas estratégias para o serviço da caridade” especialmente a partir da sua experiência no judiciário, explanando uma iniciativa social no judiciário de Caucaia. Na parte da tarde o Dr. José Airton de Paula Barreto ampliou a compreensão que normalmente muitas pessoas tem do conceito de caridade e de serviço ao próximo. Narrando a sua vida e como foi realizado o seu propósito de inserir-se totalmente numa favela da periferia de Fortaleza, o Dr. Airton respondeu à seguinte pergunta: “Como se aproximar, hoje, de um próximo sempre mais distante?”. Ele veio acompanhado de membros do Movimento Emaús do qual faz parte e do Pe. Henri Le Boursicaud, com os seus 94 anos de idade.

Em vários momentos do encontro foram feitas “sínteses orionitas” dos conteúdos. Deste modo, resumindo o encontro, Pe. Tarcísio recordou que o “Só a caridade salvará o mundo” poderia ser considerada a frase síntese de todo o encontro. Os técnicos das nossas obras, protagonistas do ENEMECO, aprenderam que a caridade é comunhão de vida, é contato e escuta exercitada, segundo a própria especialidade, no confronto com os nossos assistidos. É, como disse o Papa Francisco, a experiência da ternura: “Jesus quer que toquemos a miséria humana, que toquemos a carne sofredora dos outros. Espera que renunciemos a procurar aqueles abrigos pessoais ou comunitários que permitem manter-nos à distância dos dramas humanos, a fim de aceitarmos verdadeiramente entrar em contato com a vida concreta dos outros e conhecermos a força da ternura.”

Na noite do dia 18 foi realizada um momento cultural com muita música, dança e comidas típicas, com os participantes se vestindo a rigor para uma noite no melhor estilo cearense. É importante dizer que o encontro foi uma festa também para os assistidos do Cotolengo que se apresentaram com danças e que estiveram todo o tempo interagindo com os parcipantes.

No sábado, dia 19, a manhã foi ocupada com as reflexões e atividades em grupos de 15 pessoas para possibilitar especialmente a troca de experiências e o confronto de realizações nas obras. O Encontro foi concluído com a celebração da Santa Missa e com a mensagem da Provincial, Ir. Priscila, que recebeu a incumbência de organizar, em 2015, no ano centenário da fundação das Irmãs Orionitas, o 27º ENEMECO.

Todos partiram agradecidos pela maravilhosa experiência de convivência no Pequeno Cotolengo de Caucaia.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.