WebRadio Orionita de Itapipoca: comunicação e promoção vocacional

WebRadio Orionita de Itapipoca: comunicação e promoção vocacional

Em Itapipoca a “Web Rádio São Francisco” comunica, forma e divulga o carisma de São Luís Orione

 

Recentemente, o Superior Geral, Pe. Flávio Peloso, na Circular “Missionários Imigrantes no Mundo Virtual” fez um apelo ao uso positivo dos meios de comunicação virtual. Em Itapipoca a WebRadio São Francisco é já uma experiencia consolidada e foi citada pelo próprio Superior Geral como uma realidade comunicativa positiva. Além de informar e formar, a WebRadio é também um recurso para a promoção vocacional orionita especialmente no nordeste brasileiro. Tantos vocacionados já conheceram o Seminário de Itapipoca e a Congregação através da Rádio. Neste período, por exemplo, um dos seminaristas, José Lopes de Sousa, estudante do Ensino Médio, conta a sua história vocacional orionita exatamente a partir de um contato efetuado através da WebRadio.

 

O responsável pela WebRadio orionita de Itapipoca é o Pe. José Maria da Cunha, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis. Ele divide o seu tempo entre as atividades da Paróquia, outras atividades do exercício ministerial e o tempo no estúdio montado na casa paroquial. 

Como se sabe, as Web rádios (também conhecidas como Rádio via Internet ou Rádio Online) são serviços de transmissão de áudio via Internet com a tecnologia streaming gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade de emitir programação ao vivo ou gravada. As primeiras transmissões de áudio na rede aconteceram nos Estados Unidos em 1994 e logo em seguida surgiu a primeira web rádio. A primeira emissora brasileira a transmitir sua programação na internet foi a mineira Itatiaia. Outro fator que contribuiu para a aquisição deste veiculo de comunicação foi o custo .Em relação as rádios convencionais o valor  é bem inferior ao custo de criação de uma rádio tradicional.

Pe. José Maria é um grande incentivador do uso desta tecnologia para o serviço pastoral e vocacional. Ele explica que a Web Radio São Francisco.com da Paróquia São Francisco de Assis nasceu de um Projeto desenvolvido pela Pastoral da Comunicação paroquial (PASCOM) em abril de 2011, tendo á frete o Pároco e o jovem Wagner Braga da Rocha . Com pouco mais de 2 anos de existência, a Web Rádio São Francisco já registrou mais 15 mil e 749 acessos e já foi acessada em 17 países. Estes dados são obtidos  a partir de um programa de verificação na internet que mede em tempo real a quantidade de ouvintes online,quantidade ouvintes que acessaram a página, dentre outras informações.

Uma ulterior vantagem das webradios é a possibilidade de interação com o ouvinte. Durante a programação o ouvinte, através de chats pode interagir fazendo perguntas e dando pareceres sobre a programação. Por isso, dão ao usuário e a quem produz novas possibilidades de interação, com a mesma personalidade colaborativa da internet. Vale salientar, ainda, que a web Rádio São Francisco  neste dois anos de Programação já serviu de inspiração na Diocese de Itapipoca para a criação de uma segunda emissora online (Web Rádio Nossa Senhora de Fátima na cidade de Itarema) e uma terceira, em Palmas –TO (Web Rádio São Luis Orione).

Acesse portanto a WebRadio São Francisco de Itapipoca

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This