Vocação: É um chamado. Exige uma resposta

Vocação: É um chamado. Exige uma resposta

 “Vocação: É um chamado. Exige uma resposta. Confia uma missão. E contém uma promessa”

Ananindeua–PA. Enviamos mais ou menos 22 cartas-convites para este nosso momento de partilha da vida religiosa no mundo, na Igreja, e de modo particular, na Família de Dom Orione – a PODP. Sinceramente! Esperava outra coisa!

Imaginei que apareceriam uns dez jovens. Aqueles do interior do Pará (lá da área rural) com jeitinho paraense de ser, tímidos, olhos brilhando feito duas “jabuticabas grandes e maduras”, e no rosto um ar de alegria misturado à sensação de medo (será o que eles querem conosco? Nos segurar aqui nesta grande casa? Me interrogar quantas vezes eu rezo por dia? E ainda tem aquela estória de missa todo dia! Eu vim, mas ficar só se eu quiser e se Deus quiser também, é claro!!!).

Pois é! Me surpreendi demais com o 1º Encontro Vocacional Orionita deste ano. 

 

Às 13 horas (Sexta feira – 03/02) tivemos a chegada do Allan – 18 anos, Ensino Médio completo, em preparação para no cursinho para possível vestibular em 2012 e morador na Paróquia São Lucas – Cidade Nova em Ananindeua.

 

Às 19 horas, lá na Missa na matriz, aparece o Milber Júnior  – 13 anos, 8ª série do Ensino Fundamental e morador na Comunidade Cristo Redentor – Paróquia Cristo Rei. Fiquei aliviado! Deus viu minha preocupação e me mandou mais um (afinal, Encontro Vocacional sem vocacionados, não é um verdadeiro Encontro Vocacional!!!). Por outro lado não podemos esquecer da máxima bíblica que aponta:  “Onde dois estiverem juntos, eu estarei com eles”. Que eu me cuide para não confundir quantidade/qualidade. Eu não esconderei um pensamento dentro da minha cabeça: a alegria me tomou o coração ao vislumbrar que também o nosso 1º Encontro Vocacional de 2012 estava recebendo o apoio divino tanto quanto os outros realizados ao longo dos anos de trabalho do Seminário Dom Orione de Ananindeua.

 

No dia seguinte (Sábado – 04/02), as 06:40 horas entra pela sala do Seminário Dom Orione o jovem Lucas Vinícius  – 13 anos, 8ª série do Ensino Fundamental e morador na Comunidade Cristo Salvador – Paróquia Cristo Rei. Que bênção Senhor! Obrigado por tua infinita misericórdia. Por tua fidelidade diante da promessa da Aliança de Salvação. Obrigado Pai Celeste!

 

Sábado à tarde, aparece o Thayro Matheus – 16 anos, 3ª série do Ensino Médio e nosso paroquiano na Comunidade da Matriz. Este é o terceiro encontro vocacional em nosso seminário. Garoto que possui qualidades (comportamento) que costumeiramente o povo entitula “menino bom. Esse é bom mesmo!”. Veio e participou do restante da Convivência Vocacional tanto com entusiasmo quanto com  seriedade.

 

Dia do Senhor – (Domingo – 05/02) nos chega o jovem Talyson Augusto – 14 anos, cursa a 8ª série do Ensino Fundamental. Este é o 2º encontro que ele participa conosco. Estilo falante, cheio de iniciativa para as tarefas e atuante como coroinha na comunidade Bom Pastor da nossa paróquia. Disse que veio para somar e esteve animado até o final do encontro.

 

E assim apresento para a Província Norte e ao Grupo do SECOM – Secretaria da Comunicação – da PODP alguns dados para registro do trabalho pastoral vocacional realizado em Ananindeua-PA neste início do ano de 2012.

Não poderei deixar de registrar que a situação das greves na rede escolar do Pará nestes 04 anos em que estive trabalhando na coordenação do Seminário Dom Orione muito está prejudicando a nossa missão de cativar, acolher e desenvolver os adolescentes e jovens que se manifestam a nós com pequeno sinal que seja de vocação rumo a vida religiosa.  Esta realidade educacional que se mostras caótica também no restante do Brasil nos convoca á postura de oração e vigilância onde rogaremos a Deus as necessárias bênçãos para que sejam sinais autênticos de sincera vocação todos aqueles que a até nós se aproximar. Que a procura por informações a respeito da nossa congregação caminhe de encontro com o compromisso de evangelização junto a todos necessitados, quer ricos/pobres; altos/baixos; santos/pecadores. Que a motivação brote de um coração repleto de um desejo esclarecido – “eu quero me deixar guiar por Deus pelos caminhos da fé, da vida, do serviço fraterno”.

 

 

Parecer final

 

O encontro transcorreu em clima de oração, alegria e paz. Foi um dos encontros que mais pudemos perceber o espírito orionino pairar sobre o ambiente. A presença do Dc. Francisco Câmara com seu senso observador e a serenidade do Cl. Ivanildo com seu sorriso fraterno e meigo me deixou muito confiante que tudo sairia conforme o projeto de Deus, a saber, “que todos tenham vida e a tenha, em abundância”.

 

Recebemos 5 vocacionados:

Pontos observados e confirmados nas conversas individuais e em grupo:

 

Conquista: a) o trabalho manual comum/individual e o momento de esporte/lazer aconteceu em clima de descontração e alegria.

b) durante o encontro vocacional percebemos o ar familiar entre os vocacionados e deles para com os religiosos da casa.

c) acolhida tranqüila entre os vocacionados que não se conheciam e facilmente se identificaram como companheiros rumo ao mesmo objetivo – o discernimento cristão-vocacional e proximidade dos adolescentes com a equipe formativa do encontro. O encontro serviu para gerar acolhimento e quebra de preconceitos.

d) os momentos de oração se apresentaram e foram recebidos como alimento espiritual.

e) as partilhas realizadas pelos vocacionados se mostraram adulta e consistente.

f) a  participação nas atividades propostas durante a Convivência Vocacional Orionita se mostraram espontânea, livre e, por isso, gratificante.

g) busca sincera do acompanhamento humano, afetivo e espiritual durante o encontro e em outras ocasiões se possível.

h) as duas psicólogas  realizaram em momentos diferentes o acompanhamento pessoal e em grupo.

 

Limites a serem vencidos:

a) a situação da greve escolar que ocorreu durante os quatro anos que eu estive a frente dos trabalhos no Seminário Dom Orione em Annaindeua  muito dificultou a participação dos outros vocacionados que residem nas áreas ruruais do estado do Pará.

b) estes cinco vocacionados como a maioria dos outros que já participaram dos encontros vocacionais em nosso seminário não sabem o que é de fato a vida religiosa e consagrada dentro da Igreja católica ou especificamente dentro da PODP.

 

Por fim, concluo

 

Allan – manifestou que deseja esperar um pouco mais e como já realizou um encontro vocacional com os Salesianos, e não se identificou com o carisma junto a eles, também deseja ser convidado para outros momentos de discernimento vocacional conosco orionitas.

 

Mateus – manifestou que deseja realizar em 2012 o terceiro ano do Ensino Médio por conta própria e também necessitará conversar mais ainda com os pais sobre sua vida vocacional religiosa rumo a futura consagração.

 

Lucas, Talyson e Milber – se mostraram muito novos para deixarem a companhaia dos pais e demais familiares rumo ao ingresso em nosso seminário. Chegamos a conclusão que será mais prudente os três terminarem  o curso do  Ensino  Fundamental junto à família e enquanto poderão ser convidados para outras atividades da  nossa casa e/ou de futuros encontros vocacionais.

 

 Sendo assim, por enquanto não teremos ingresso de jovens que poderão realizar o ano de formação dentro do nosso seminário em Ananindeua-PA.  

 

Por ser verdade, despeço-me em nome da equipe formativa que organizou e acompanhou mais de perto mais este trabalho de cunho vocacional orionita.

 

Paz e Bem!

 

Equipe organizadora da Convivência Vocacional Orionita  de 03 a 08 de Fevereiro de 2012.

·         Pe. Tadeu Costa Gonçalves.

·         Dc. Francisco Câmara.

·         Cl. Ivanildo Maciel Ferreira.

·         Participação especial:

·          Pe. Elio Frison.

·         Psicóloga Márcia Pantoja.

·         Psicóloga Sâmya.

·         Pedagoga Kátia (coordenadora da Creche Cristo Rei)

·         Paroquianos (as) – sr. Haroldo, sra. Páscoa.

·         ISO – Marly Sales, Zuleide Nasciemnto, Terezinha Benevides e Eunice Nascimento.

·         AMAPASDO – dona Olinda madrinha das vocações e leiga atuante em nossa paróquia Cristo Rei. 

 

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, princípio, meio e fim de todas as coisas.

A Ele Glória e Louvor hoje e sempre!!!

Equipe responsável pela Convivência Vocacional Orionita  em 03 a 08 de Fevereiro de 2012:

Pe. Tadeu Costa Gonçalves, fdp.

Dc. Francisco Câmara, fdp.

Cl. Ivanildo Maciel, fdp.

 

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This