Tradicional festa de São Francisco de Assiss em Itapipoca, CE

Tradicional festa de São Francisco de Assiss em Itapipoca, CE



Normal
0


21


false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE













MicrosoftInternetExplorer4

























































































































































Em Itapipoca, a festa da paróquia orionita dedicada a São Francisco de Assis

 

Itapipoca. Neste dia 4 de outubro, a Paróquia São Francisco de Assis de Itapipoca festejou o seu Padroeiro. Momento culminante da festa foi a Procissão realizada com grande participação popular e a celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Roberto Cavuto, O.F.M.Cap.

Esta festa, já tradicional na cidade, foi preparada por uma Novena, cujo tema central foi “Com São Francisco rumo ao Ano da Fé”. Uma programação intensa foi realizada a cada dia: às 4 horas da manhã, em todos os dias, o povo participava da caminhada penitencial. Partindo sempre da Matriz e se dirigindo, a cada dia, para vários setores da Paróquia, a Caminhada se concluía sempre com a celebração da Eucaristia, por volta das 5 da manhã, na frente de uma casa do bairro destinatário da procissão.

À noite, às 19 horas, iniciava-se a Novena propriamente dita, e a seguir a celebração da Santa Missa. Vários sacerdotes, diocesanos e orionitas, se revezaram na pregação da Novena que, pela grande afluencia de fiéis, era realizada no pátio da igreja e, com frequência, sempre avançava para além das 21 horas. No sábado, dia 29, foi realizado o tradicional leilão com as ofertas da gente simples e humilde. Em todas as noites, barracas com comidas típicas, objetos religiosos e bazar. Uma verdadeira quermesse popular.

Na Procissão do dia de São Francisco, o povo participou devotamente podendo acompanhar as orações, os cantos e a leituras das intenções (Incontáveis!) através da transmissão radiofônica. Além disso, um carro com o som amplificado guiado pelo Cl. Wenderson contribuía para difundir a oração guiada pela equipe de comunicação e pelo Pároco, Pe. José Maria. Os outros padres, Pe. Tadeu e Pe. Francisco, acompanhavam o Sr. Bispo que trajava o hábito franciscano. Os três seminaristas de Itapipoca, Jorge, Luan e Aroldo, participaram da procissão juntamente com os clérigos de Caucaia que vieram especialmente para esta ocasião.

Muitos devotos compareceram com o típico traje franciscano. Impossível não se comover com a fé deste povo: uma fé descalça, do sacrifício, do agradecimento pelas graças alcançadas, do carinho para com São Francisco vestindo-se do seu jeito, uma fé sincera e simples. As casas eram enfeitadas com os seus pequenos altares, apresentando publicamente os santos e objetos sagrados de devoção familiar. Tudo muito singelo e puro, de uma beleza indescritível.

No final da festa, o Pároco, Pe. José Maria, agradeceu especialmente aos romeiros e aos paroquianos, invocando a intercessão de São Francisco para a Paróquia, a Diocese e o povo fiel.

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This