Tirocinantes da Província Norte se encontram no Santuário de Fátima

Tirocinantes da Província Norte se encontram no Santuário de Fátima



Normal
0


21


false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE













MicrosoftInternetExplorer4

























































































































































Encontro dos Tirocinantes da Província Brasil Norte

 

Rio de Janeiro: Nos dias 14 e 15 de julho, no Rio de Janeiro, em nossa Casa do Santuário de Fátima, aconteceu o Encontro de Tirocinantes e Irmãos da Província Brasil Norte. Estavam presentes os religiosos Cl. Ivanildo, de Ananindeua; Cl. Valmir, do Seminário Pe. Pattarelo de Araguaína; Cl. Getúlio, do Seminário de Belo Horizonte; Cl. Antonianos, de Brasília; Sem. Edimar Barcelos, do Seminário de Buritis; Cl. Romulo, do Cotolengo de Caucaia; Ir. Celso e Cl. Maicon, de Juiz de Fora; Cl. Anderson, de Morada Nova; Cl. Antonio Johnes, de Palmas; Sem. Geraldo Majela, de Rio Bananal; e Ir. Paulo Sérgio, do Rio – Jardim Botânico.

O encontro, normalmente realizado na casa do Jardim Botânico, foi transferido neste ano – devido à Assembleia dos Jovens – para as dependências do Santuário de Fátima. A comunidade local acolheu muito bem a todos e os clérigos agradeceram ao diretor Pe. Otaviano e aos padres Raimundo e Ridz por colocarem a casa à disposição e pelas inúmeras gentilezas que tornaram muito agradável o encontro. Alguém disse que foi uma verdadeira experiência de família.

Coordenado pelo Pe. Celmo Coelho de Sousa, Conselheiro responsável pela Formação Inicial, o Encontro teve, no seu primeiro dia, a Assessoria do Pe. Josumar dos Santos. Tendo como tema geral as questões de relacionamento, o Assessor refletiu, também através de algumas dinâmicas, sobre o segundo núcleo temático do XIII Capítulo Geral que trata das “Relações fraternas”. Além da reflexão sobre um tema tão importante para a vida de Consagrados, o Encontro deu também aos Tirocinantes a oportunidade de refletir concretamente sobre este período de formação. No segundo dia, domingo dia 15, na presença do Pe. Celmo na parte da manhã e do Pe. Tarcísio na parte do tarde, os religiosos tiveram a oportunidade de avaliar esta etapa formativa, sobretudo em vista do que pedem as nossas Constituições (n. 102): o tirocínio “consiste em um contato direto com o apostolado característico da Congregação e visa criar um maior sentido de responsabilidade e uma mais completa maturidade humana, cristã e religiosa dos confrades, fazendo que se compreenda melhor nosso espírito e nosso estilo de vida”.

Além de momentos mais reflexivos, os religiosos tiveram a oportunidade de um pouco de turismo pela cidade do Rio de Janeiro e, especialmente, de assistir uma peça teatral que encantou pela beleza e pela riqueza cultural.

O Encontro foi encerrado no domingo à noite com a participação dos religiosos na Santa Missa das 19 horas no Santuário de Fátima. Para o próximo ano, os Tirocinantes sugeriram que o Encontro fosse realizado em nível interprovincial.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This