SIMPÓSIO VOCACIONAL ORIONITA INTERPROVINCIAL – 2023

SIMPÓSIO VOCACIONAL ORIONITA INTERPROVINCIAL – 2023

“O primeiro trabalho são as vocações” (São Luís Orione)

Entre os dias 22 e 24 de setembro de 2023, à luz do 3° Ano Vocacional do Brasil, aconteceu no Seminário Dom Orione, em Cotia/SP, o SIMPÓSIO VOCACIONAL ORIONITA INTERPROVINCIAL com o tema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33). O evento foi coordenado pelos representantes das três Províncias brasileiras (Pe. Antônio Sagrado Bogaz – Vigário Provincial e responsável pela formação permanente – Província Nossa Senhora da Anunciação; Pe. Jorge Henrique Rocha – Vigário Provincial e responsável pela formação inicial e permanente – Província Nossa Senhora de Fátima; e Ir. Rufina da Luz Pinheiro – Vigária Provincial, responsável pelo caminho de renovação e mestra de noviças – Província Nossa Senhora Aparecida, das PIMC), cuja preparação se deu desde o começo do ano, a partir de uma Comissão Organizadora. O Simpósio contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, tendo como público alvo os animadores vocacionais, formadores, religiosos e religiosas, e representantes dos junioristas e seminaristas e de todas as componentes da Família Carismática Orionita.

No dia 22, sexta-feira, os participantes foram acolhidos no seminário, aconteceu uma dinâmica de entrosamento e conhecimento mútuo e uma breve introdução ao tema feita pelo Pe. Antônio Sagrado Bogaz.

No dia 23, sábado, os participantes iniciaram o dia com um momento de espiritualidade e a parte da manhã foi marcada pela conferência sobre o Ano Vocacional e a Promoção Vocacional na Igreja, sob a assessoria de Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo/SP e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Dom Ângelo pontuou que devemos “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis para o despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”. Intensificar a prática da oração, fomentar um serviço de animação vocacional articulado e estar nas mídias sociais são alguns dos meios práticos para melhor atrair os jovens e/ou despertar uma cultura vocacional. A estrutura fundamental daquilo que entendemos por vocação deve ser: “Deus chama amando, e nós, agradecidos, respondemos amando. Descobrimo-nos como filhos e filhas amados pelo mesmo Pai, e reconhecemo-nos como irmãos e irmãs entre nós”. Por fim, apresentou os três aspectos de um itinerário vocacional: 1. “Corações ardentes” à Palavra de Deus. 2. “Olhos que se abriram e O reconheceram ao partir o pão”. Jesus na Eucaristia sendo o ápice e fonte da missão. 3. “Pés a caminho, com a alegria de proclamar Cristo Ressuscitado”. A eterna juventude de uma Igreja sempre em saída. Na parte da tarde, recebemos a visita dos membros da Comunidade Aliança de Misericórdia, Toca de Assis e Redentoristas, que apresentaram um panorama da realidade da vida religiosa, estratégias vocacionais e meios de ajudar os jovens a discernirem a vocação. À noite, todo o grupo se dirigiu à Comunidade Nossa Senhora do Brasil para a Santa Missa, presidida pelo Provincial da Província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul/Moçambique, Pe. Luiz Antônio Miotelli.

No dia 24, domingo, os participantes iniciaram o dia com um breve momento de oração e depois foram divididos em grupos, a fim de elaborar propostas e/ou estratégias para o trabalho vocacional nas Províncias. O Simpósio foi concluído com a Santa Missa, onde o grupo foi subdividido, em três comunidades específicas: Santuário São Luís Orione, igreja matriz de Santo Antônio e Comunidade Sagrada Família; seguida de um delicioso almoço no seminário Dom Orione.

Rezemos por todos nós, animadores vocacionais, para que possamos ser sinal de esperança, luz e guia aos jovens de hoje que buscam respostas e um sentido para a vida. Peçamos ao dono da messe que envie mais operários à Família Carismática Orionita e que sejamos instrumentos de discernimento a tantos jovens, para que possam responder generosamente ao chamado de Deus, também à Vida Religiosa Consagrada. Ave Maria e Avante!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.