Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Dom Orione completa 20 anos

Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Dom Orione completa 20 anos

A instituição realizou uma atividade comemorativa para celebrar o serviço pioneiro no Tocantins

 

Neste mês de março o Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Dom Orione completou 20 anos. Ao longo desse tempo, foram realizados mais de cinco mil cirurgias cardiovasculares e mais de 15 mil procedimentos de hemodinâmica. Para celebrar este marco, a instituição realizou um evento nesta sexta-feira, 29, reunindo profissionais da saúde, pacientes e autoridades políticas e religiosas.

 

Além de ser pioneiro no Tocantins, o serviço é referência na região. Em torno de 95% das cirurgias cardíacas são realizadas em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Para o diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Jarbas Assunção Serpa, isso mostra a responsabilidade política-social da instituição. “Conseguimos realizar procedimentos de alta complexidade com qualidade e eficiência para aqueles que precisam e não teriam condições de arcar com os custos”.

 

A programação da atividade comemorativa iniciou no período da tarde. O Hospital Dom Orione reuniu pacientes recém-operados para orientar sobre os cuidados pós-cirúrgicos e as atitudes que contribuem para a melhoria qualidade de vida. A atividade foi ministrada pelos médicos que acompanharam os procedimentos dos pacientes, como cardiologistas, cirurgiões, anestesiologistas e hemodinamicistas.

 

À noite, foi realizada uma conferência direcionada para profissionais da saúde. A atividade contou com palestras sobre os procedimentos de hemodinâmica realizados na unidade, ministrada pelo hemodinamicista, Dr. Sandro Sacre, e também sobre a história de criação do serviço de cirurgia cardiovascular, ministrada pelo cirurgião cardiovascular, Dr. Henrique Furtado. O cirurgião destacou a importância da continuidade do serviço, que ao longo desses 20 anos nunca foi interrompido.

 

Para a palestra principal do evento, o Hospital Dom Orione convidou o cardiologista e cirurgião cardiovascular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (InCor), Dr. José Honório de Almeida Palma da Fonseca. Ele ministrou sobre “Os novos procedimentos em cirurgia cardiovascular”, apresentando últimos os avanços tecnológicos que contribuem para uma maior eficácia dos procedimentos.

Presenças

Além de diretores, gerentes e coordenadores do Hospital Dom Orione, também participaram da solenidade pacientes, médicos e autoridades políticas e religiosas. Dentre elas, o padre Josumar dos Santos, superior provincial da Pequena Obra da Divina Providência, da qual o Hospital faz parte, o bispo diocesano, Dom Giovane Pereira de Melo e o secretário municipal da Saúde, Jean Luís Coutinho.

 

 

 

 

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This