Secretariado de Formação conclui projeto das grades formativas

Secretariado de Formação conclui projeto das grades formativas

Secretariado de Formação conclui projeto das grades formativas
 
Muitos projetos foram encaminhados e novas perspectivas se abrem na formação dos seminários da província
 
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. Neste último fim de semana, dias 8 e 9 de outubro, os padres formadores de seminários, juntamente com os religiosos que os assistem, estiveram reunidos na casa de noviciado para mais uma reunião do secretariado de formação da Província Nossa Senhora da Anunciação (Brasil Sul). Estavam presentes o diretor provincial pe. Aparecido da Silva, o vigário provincial pe. Claudinei Niedzwiecki e os formadores dos seminários de Siderópolis, Quatro Barras, Guararapes, Curitiba e Cotia, além do orientador espiritual da província, pe. Olívio Rosso e do ir. Affonso Faustino. Alguns clérigos que se dedicam à formação também vieram. 
Os trabalhos começaram no sábado pela manhã e terminaram no domingo ao meio dia. Vários temas foram discutidos e apreciados. Dentre eles, destaca-se a conclusão e entrega do referencial formativo dos seminários menores, o qual deverá ser seguido pelos formadores e assistentes nos próximos anos. Este referencial é fruto de um trabalho coletivo de vários anos, iluminado pela prática concreta dos nossos seminários e fundado no referencial formativo orionita.
A participação dos seminários no portal da congregação, as fichas para a comemoração do centenário da família orionita no Brasil, as mudanças de religiosos e o acompanhamento espiritual foram alguns dos outros temas tratados durante o secretariado.
No sábado à noite, os religiosos participaram da celebração eucarística junto com a comunidade local na capela do noviciado, onde partilharam um pouco da caminhada com os leigos amigos de Dom Orione. Nessa missa, todos os presentes puderam perceber o quanto é importante estar em constante diálogo com as pessoas que nos ajudam e a sociedade em geral. Nossa formação precisa ser aquela que responda às exigências do tempo presente e para tal é imprescindível que caminhemos junto com o povo.
 
C.S.M.
 
Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This