Secretariado da Formação e PVO – Brasil Sul

Secretariado da Formação e PVO – Brasil Sul

Com a presença de mais de 40 participantes, representantes das equipes vocacionais de todas as casas da Província Nossa Senhora Senhora da Anunciação – Brasil Sul e das PIMC, aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro o encontro anual do Secretariado da Formação e PVO (pastoral vocacional orionita), na casa de noviciado, em São José dos Pinhais, Barro Preto, PR.

Foi um momento muito especial, particularmente pela presença significativa dos representantes das casas, inclusive Joinville, cuja paróquia foi assumida pela província no dia 01 de fevereiro passado.

Durante o encontro, houve a presença de um assessor, Pe. Vadecir Ferreira, que durante toda a manhã do dia 23 de fevereiro trouxe a reflexão e levantou muitos questionamentos sobre a Pastoral Vocacional nos tempos atuais: ressaltou a necessidade de crescermos na busca da configuração da CULTURA VOCACIONAL, onde o papel da PVO não recai sobre uma pessoa ou pastoral, mas sobre todo o povo de Deus, através da oração, do testemunho e do chamamento. Essa cultura vocacional é fomentada nas comunidades através da Pastoral de Aliança, ou seja, a PVO está envolvida nas comunidades de tal maneira que todas as pastorais se entrelaçam nesta reflexão. Destacou muito a importância de rever sempre a nossa linguagem na pastoral vocacional: onde está o jovem? como atingi-lo? Certamente deixou a todos um grande desafio de continuar na reflexão sobre esse tema.

Depois dessa iluminação, as equipes vocacionais, religiosos e religiosas presentes puderam partilhar as experiências vividas em cada comunidade.

Os momentos de oração, especialmente as missas foram certamente ponto forte do encontro.

Tudo aconteceu num clima de grande sentimento de família, onde cada um leva consigo, de volta ao trabalho, o desejo de fazer o carisma de São Luís Orione chegar cada vez mais ao coração dos jovens.

Valeu pelo encontro! Parabéns ao Pe. Luiz Miotelli, vigário provincial e responsável por este secretariado e toda a equipe de coordenação. Obrigado aos padres e noviços da casa de noviciado pela acolhida. Deo Gratias!

 

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This