Sagrado Coração de Jesus: fonte de misericórdia para nós!

Sagrado Coração de Jesus: fonte de misericórdia para nós!

A Igreja no Brasil vive o seu Ano Vocacional sob o título: “Vocação: graça e missão. Corações ardentes, pés a caminho” (Lc. 24, 32-33). Esse, proclamado, desde 20 de novembro do ano de 2022 a ser concluído em 26 de novembro do ano em curso, tem por fundamento o tema vocacional, esta, a ser vivida e fomentada por toda a Igreja, isto é, por todos nós, homens e mulheres, que possamos promover boas e santas vocações, em favor da missão. “E lhes disse: ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda Criatura […]” (Mc 16, 15). Em se tratando de missão, a Santa Igreja de Deus, tem claro o entendimento sobre esse tema, em que ela é: ‘enviada por Deus a todas as gentes para ser ‘sacramento universal de salvação’ […]” (Ad Gentes, 1). Com isso, se faz necessário em cada ser humano está em estado permanente de missão.    

Sabemos que a segunda parte do tema do Ano Vocacional é: “[…] corações ardentes[…]”. É possível percebermos o modelo mais santo que é o Coração de Jesus. Nele, temos a base da nossa vocação, pois, Ele (Jesus), que tanto amou a humanidade em cada uma das pessoas até os nossos dias: “De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3, 16-21). É nessa perspectiva que a Santa Mãe Igreja institui a Festa do Sagrado Coração de Jesus, na pessoa do então Pontífice São João Paulo II. Isso, deu-se graças a uma mulher que viveu em sua integridade o chamado de Deus e em profunda relação com Nosso Senhor Jesus Cristo, Santa Margaria Maria. Nela, temos visto que quem ama o Senhor profundamente e vive com amor o seu estado de vida, está próximo de Deus.

É o coração que comporta toda a sabedoria na concepção judaica e nós o relemos. Foi do lado aberto do Salvador que jorrou “sangue e água”, o coração é o símbolo do amor e não só nosso como símbolo dos amantes, mas também de Deus para conosco.  A Igreja, ou seja, nós, somos banhados pela misericórdia e comunhão com o Senhor. A água é a misericórdia que limpa as nossas culpas em não dar ao outro o nosso amor e pelo seu sangue achamo-nos em comunhão com Ele. “Da relação pessoal de cada um com o Senhor Jesus depende em grande medida a missão da Igreja. Portanto, a missão deve ser alimentada pela oração: Chegou o momento de reafirmar a importância da oração perante o ativismo e a secularização dominante” (Bento XVI, Deus caritas est, 37). Não nos cansemos de haurir da Sua Misericórdia, de O deixar ver e curar as nossas chagas dolorosas do nosso pecado para ficarmos estupefatos diante do milagre, sempre novo, da nossa humanidade redimida (Carta para o clero[…] Congregação para o Clero).

Com isso, o Sagrado Coração de Jesus não deve ser tido com algo apenas devocional ou estrito da piedade popular, mas, sim, venerado. Deve, por tanto, ser inspirador á vida missionária, pois é ele que inflama o nosso coração para sermos cada vez pessoas melhores, homens e mulheres missionários a toda Santa Mãe Igreja.  A nossas paróquias podem, pois, fomentar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus como fonte inspiradora da missão, que nas nossas residências, nossos lares achem-se expostas a imagem do Sagrado Coração para que inspirados em Jesus Cristo, “manso e humilde de coração”, possa nos ensinar a ser como Ele em nossa família, onde haja o respeito mútuo e a caridade fraterna entre todos. E do mesmo Coração, possamos rezar pelos sacerdotes, na graça de serem missionários bons e justos, assim como todas as vocações.

 

Autor: Diácono Célio Laignier – religioso Orionita

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.