Retiro dos religiosos Brasil – Sul

Retiro dos religiosos Brasil – Sul

“Difundi o conhecimento e o amor de Jesus Cristo (…)”.  “Com espírito de Fé”

 

Entre os dias 4 a 11 de dezembro de 2013 reuniram-se os padres: Aparecido (Cidão), Suvenir, Paiva, Valdecir, Vanderci, Nascimento, Renato Scano, Aparecido (Cido), João Carlos, Aparecido (Cidinho), Evaldino, Gilmar, Bogaz, Evaldo e Renaldo e os clérigos: Wellington Gomes, Welinton Victor, Rafael, Adriano, Alexandre e Roberto para o segundo turno do retiro da Província Nossa Senhora da Anunciação.

 O retiro inicio-se com a chegada e acolhida dos religiosos na tarde do dia 04 de dezembro. Tivemos a graça de ter como pregador o padre Vinícius Ponciano, Missionário Redentorista, que conduziu o retiro com onze conferências ao longo dos oito dias de exercícios  espirituais e como coordenador do retiro o Padre Aparecido, Superior Provincial.

“É necessário sermos por vezes como Carvalhos, no entanto, temos que abrir nossos corações para os momentos que somos chamados a sermos com bambus, flexíveis” ( Padre Vinícius Ponciano).

            Torna-se difícil dar um tema a este momento de espiritualidade, tendo em vista, que o padre e os retirantes manifestaram termologias variadas. Contudo, o tema que pode englobar os nossos exercícios espirituais é, sem dúvida, o Amor ÁGAPE que deve clamar em NÓS a Humanização. É NECESSÁRIO estarmos mais próximos dos menos favorecidos, é PRECISO voltar sempre às origens, é uma GRAÇA reconhecer que a família ORIONITA é uma grande árvore que conta com raízes profundas. Neste período de reflexão que a Congregação nos ofereceu, fomos motivados a continuar a caminhada em prol do Reino de Deus, nas pegadas de São Luís Orione, nosso Pai Fundador e sobre a colaboração amável de Nossa Senhora, a Mãe da Divina Providência.

Agradecemos a Comunidade do Noviciado que nos acolheu durante estes dias, agradecemos as cozinheiras, ao Cl. Alexandre, que mesmo tendo feito seu retiro em julho esteve conosco para conduzir a liturgia e ao padre Aparecido, que coordenou esta semana de exercícios espirituais. De maneira especial agradecemos ao padre Vinícius Ponciano, PREGADOR que deixou em nós a certeza viva do testemunho e da sabedoria que deve brotar do consagrado Orionita.  É necessário AMAR sempre.

“Retiro é tempo de graça, e jamais pode tornar-se algo secundário na vida do consagrado” (Cl. Roberto).

Clérigo Roberto da Divina Providência, Participante do Retiro.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This