Retiro de 3 Bispos em Valença

Retiro de 3 Bispos em Valença

Retiro dos Religiosos em Valença pregado por Dom Enemésio, com a visita de Dom Nelson e de Dom Elias

 

Valença. Terminou no dia 28 de julho mais um turno de retiros dos religiosos da Província Brasil Norte. Foi o terceiro turno do ano. Os dois primeiros foram realizados no mês de janeiro e um quarto turno foi realizado em Baturité, no Estado do Ceará, com a participação dos religiosos de Itapipoca, Caucaia e Ananindeua.

Em Valença o retiro foi pregado pelo Bispo Orionita de Balsas, Dom Enemésio Angelo Lazzaris, que propôs como tema geral de reflexão um itinerário espiritual que conduziu os retirantes, “Do Deserto ao Jardim”.

Durante o período do retiro, duas visitas importantes estiveram em nossa casa. Primeiro, veio o atual Bispo de Valença, Dom Nelson Francelino Ferreira, recentemente empossado. Ele presidiu a Santa Missa e depois jantou com os retirantes. Quase no encerramento do Retiro veio também Dom Elias Manning, agora Bispo Emérito de Valença. Dom Elias concluiu a Liturgia das Vésperas do Domingo, dia 27, e contou um pouco da sua experiência como Bispo Emérito que pode agora se dedicar pastoralmente numa Capela da periferia da diocese.

Este turno de retiro foi agraciado também com a presença da Relíquia do Sangue de São Luís Orione. O Eremitério de Valença é a última casa da longa peregrinação, iniciada em 16 de março, pelas comunidades da Província Brasil Norte. Os Eremitas, Frei Geraldo, Frei Jerônimo, Frei Cruz e Frei Estevão, tem agora a missão de entregar a Relíquia para a Província Brasil Sul no dia 14 de agosto.

Além das visitas e da presença especial da Relíquia, ficamos contentes em poder contar com a participação do Ir. Roberto Veras, religioso orionita do Uruguai que já trabalhou no Brasil e que retornou para participar deste momento de espiritualidade.

Finalmente, é importante noticiar que, exatamente durante este turno de retiros, iniciou-se uma obra de reforma na casa de Retiros que durará todo este segundo semestre. Espera-se que os próximos retirantes, os de janeiro em diante, possam usufruir de uma cozinha e de um refeitório reformados, além de outros espaços mais confortáveis para os dias de espiritualidade.

As fotos que ilustram esta notícia foram feitas no último dia, durante uma celebração de encerramento com as dinâmicas sugeridas pelo texto bíblico dos discípulos de Emaús.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This