Religiosos se preparam para o Capítulo Geral

Religiosos se preparam para o Capítulo Geral

Os Religiosos das duas Províncias receberam o material de preparação para o Capítulo Geral que se realizará em maio de 2016, antecipado pela celebração do Capítulo Provincial em novembro próximo.

 

O Capítulo Geral é o principal evento de avaliação, de programação, de orientação e de legislação de uma Congregação que ocorre a cada 6 anos. No próximo ano, de 16 de maio a 5 de junho, a Congregação celebrará o XIV Capítulo Geral que congregará representantes eleitos de todas as Províncias “para tratar dos problemas mais relevantes que se referem à vida da Pequena Obra, para que ela se mantenha fiel ao Evangelho e ao espírito do Fundador» (Const. 138).

Pe. Flávio Peloso, Superior Geral, convida a todos para “considerar este evento como um momento de graça oferecido pela Divina Providência à Congregação, a fim de que «corresponda, dócil ao Espírito Santo, às necessidades dos tempos e lugares” e confia o nosso Capítulo geral a Maria, nossa “Mãe e celeste Fundadora”, pedindo-lhe que interceda por nós o dom do Espírito Santo e do discernimento da Vontade de Deus, nas condições das nossas vidas pessoais e nos sinais dos tempos e dos lugares, para viver na fidelidade criativa à nossa vocação religiosa orionita.”

O CG14 se realizará de 16 de maio a 5 de junho de 2016 em Montebello, bem próximo de Pontecurone, lugar de nascimento de Dom Orione, e de Tortona, lugar de nascimento da Congregação. Este lugar nos ajudará – diz Pe. Flávio – “a reavivar a consciência de um dom que tantos frutos de santidade e de apostolado produziu. Portanto, iniciaremos o Capítulo com a concelebração eucarística na Basílica-Santuário de Nossa Senhora da Guarda, na festa de Dom Orione e perto do seu Corpo.”

Todos os religiosos já estão recebendo o material de preparação para o Capítulo que inclui um subsídio de reflexão a ser estudado primeiro pessoalmente, depois na Comunidade e, finalmente, no Capítulo de cada Província, em novembro.

Pedimos a todos que rezem conosco. Eis a oração do XIV Capítulo Geral:

Pai, bom e providente,

Queremos conservar, no íntimo de nós,

O divino tesouro da vossa Caridade

Que impregne todas as camadas sociais,

Espíritos contemplativos e ativos,

Servos de Cristo e dos pobres.

 

Jesus, nosso Redentor,

Que da Cruz derramais o vosso Sangue divino

Para a salvação das Almas,

Concedei-nos ser fervorosos de fé e de caridade,

Abrir a todos os povos um mundo novo e divino,

E curvar-nos, com dulcíssima caridade,

À compreensão dos pequenos, dos pobres e dos humildes.

 

Espírito Santo, fogo de amor,

Infundi em nós tanto esplendor de luz,

Tanta vida de amor a Deus e às Almas

Que todos sintam a chama que arde em nosso coração

E encontrem Deus e Cristo Senhor.

 

Virgem Maria, Mãe e celeste fundadora,

Protegei esta Congregação que é vossa desde o início;

A vós confiamos as nossas intenções

E a realização do 14° Capítulo geral.

 

São Luís Orione, rogai por nós.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Share This