06 out Religiosos estudantes de teologia fazem retiro na Itália
Nós da comunidade do Instituto Teológico Dom Orione “Santa Maria” de Roma, Itália, estivemos em retiro entre os dias 19 e 25 de setembro passados. Éramos 31 participantes entre os quais sacerdotes e clérigos do teológico e também clérigos tirocinantes da Romênia, o retiro teve como pregador o bispo Orionita italiano Dom Geovanni D` Ercole, o mesmo abordou a temática: “Redescobrindo a alegria da fé”, subtraindo elementos pautados na encíclica de Sua Santidade Papa Francisco, intitulada: “Evangelii Gaudium” (Alegria do Evangelho), e também no documento da Congregação para Institutos de Vida Consagrada, intitulado: “Rallegratevi” (Alegrai-vos).
Tivemos a oportunidade de refletir de modo intensivo sobre a vida consagrada, buscando assim uma maior intimidade com o Senhor através de fortes momentos de orações e muito silêncio.
Algo marcante e que me proporcionou uma forte reflexão foram alguns ensinamentos do papa, citados pelo pregador, nos quais diziam, como exemplo, que a alegria da evangelização é a alegria da fé cristã, é algo que todos precisamos redescobrir para podermos anunciar a todos a alegria de uma vida toda doada a Cristo, doação que todos os cristãos são chamados a viver, não somente os religiosos consagrados, mas todos os cristãos: “Convido cada cristão a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo, ou no mínimo, tomar a decisão de deixar-se encontrar com ELE, de buscá-lo cada dia sem parar” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium).
Deus nos chama a fazermos um encontro pessoal com Ele diariamente em nossas orações e através dos irmãos, pois Jesus se faz presente em todos. Mas para podermos ter esta sensibilidade de reconhecer o Cristo no irmão, temos que colocá-Lo no centro de nossas vidas, pois não somos o centro, somos meros servidores do Senhor Jesus. Ou seja, servir a Cristo nos irmãos com a coragem de anunciar e andar contra a correnteza, contra esta cultura do eficiente presente em nossos tempos, cultura do descartável, do tudo fácil, se me agrada está bem, se não, deixo de lado. O cristão é chamado a cuidar e a valorizar a vida de cada ser humano, pois “Cristo nos amou até o fim, até a morte e morte de cruz” (Fl 2,8) e este anúncio só chegará aos corações quando tivermos a consciência de que somos amados e que a alegria verdadeira consiste no encontro com o Cristo.
Cl. Anderson Cristian Rodrigues F.D.P
Sorry, the comment form is closed at this time.