Religiosos e leigos juntos por uma Pastoral Vocacional Orionita em ação!

Religiosos e leigos juntos por uma Pastoral Vocacional Orionita em ação!

Bons resultados dos últimos anos foi motivo de ânimo redobrado para as atividades de 2013

 

O Noviciado São José foi palco de mais uma reunião anual da Pastoral Vocacional Orionita (PVO) da Província Nossa Senhora da Anunciação, neste último fim de semana (16 e 17 de fevereiro). Leigos e religiosos de diversas comunidade orionitas se reuniram para partilhar experiências, programar o ano e discutir ideias a respeito da animação vocacional em âmbito paroquial e também nas obras. A cada ano, a PVO vem se fortalecendo e se ampliando, alcançando espaços novos e conseguindo bons resultados. O ano de 2012, por exemplo, foi considerado um marco. Os nossos seminários têm tido grande aumento no número de vocações, o que reflete a excelência do trabalho realizado.

O animador vocacional provincial, pe. Márcio Veira e a equipe da PVO da região metropolitana de Curitiba organizaram o encontro. Participaram leigos e religiosos provenientes de São José, Siderópolis, Curitiba, Quatro Barras, São José dos Pinhais, São Paulo, Rio Claro, Guararapes, Cotia e Dourados. Estava também presente o diretor provincial pe. Aparecido da Silva, a irmã Maria Rufina, representando as irmãs orionitas e a sra. Irani Rodrigues, representante do Instituto Secular Orionita (ISO). Para o próximo ano, convidar-se-ão os Eremitas, as Irmãs Sacramentinas e as leigas do Instituto Maria de Nazaré.

As discussões do encontro versaram sobre temas como “a urgência das redes sociais no trabalho vocacional”, a importância do acompanhamento dos jovens, as atividades vocacionais e a necessidade de se entender a oração como princípio e motor de toda a atividade vocacional. A equipe ainda foi motivada a participar de várias dinâmicas sobre relacionamento e vida social.

Os formadores e assistentes de formação dos seminários puderam relatar de maneira breve a situação vocacional de cada seminário. Nota-se um aumento ainda tímido, mas promissor, do número de vocacionados e seminaristas. Estes resultados animaram os membros da PVO a intensificarem os trabalhos e a oração. 

Foi proposta e aprovada a ideia de que no mês de agosto, num fim de semana a ser escolhido conforme a realidade local, as paróquias o obras orionitas façam um “Domingo Orionita”, onde jovens de diversas idades possam fazer uma experiência pessoal com Jesus através do carisma de Dom Orione. Uma outra gama de atividades também foi proposta e acolhida por todos. Encontros Vocacionais durante o ano, com duração de um a dois dias, serão realizados em todas as casas da província.

O próximo encontro da PVO será nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2014 no mesmo local. Contamos com a presença de todos.

 

 

 

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This