Publicado o Catálogo 2014

Publicado o Catálogo 2014

O “Catálogo dos Religiosos e das Casas” do ano de 2014 já está sendo enviado para as Comunidades.

 

Brasília. No início de cada ano, desde 1976, o Catálogo é sempre uma novidade esperada. Além de responder àquela curiosidade natural especialmente sobre a diagramação da sua “capa”, confirma nomes e transferências. Mesmo em tempos de internet e de informação em tempo real, o Catálogo impresso não perdeu a sua importância. Tem lugar reservado em nossos escritórios, mesinhas de telefone, escrivaninhas dos nossos quartos e até no arquivo de nossas casas.

É verdade! O Catálogo conta uma história. Observando a diagramação das suas capas ao longo dos anos, pode-se contar até a história da evolução desde a escrita mecânica (máquina de escrever, mimeografo…) até a escrita digital com diagramação profissional realizada no computador pessoal.

Quem iniciou a publicação do Catálogo das Províncias Brasileiras foi o Pe. Genésio Poli (*13/10/1924 +27/01/1992), brilhante e competente secretário, que o compilou e o editou com tanto carinho e capacidade até 1990. Outros Secretários Provinciais prosseguiram com a iniciativa. Hoje está sob a responsabilidade dos dois Secretários Provinciais, Pe. Geovani dos Santos Pereira e Pe. Milton Quintino de Lima. Temos agora até a possibilidade de diagrama-lo em casa, mandando para a gráfica somente o trabalho de impressão. Isto diminui custos e aumenta precisão. Tratando-se de nomes, registra-se que a capa deste ano nasceu da mente e das mãos do Cl. Clayton Munhoz.

 

Sentido do Catálogo

Há cem anos, os Filhos da Divina Providência desembarcavam em terras brasileiras. No dia 2 de janeiro de 1914 eram três que chegavam a Mar de Espanha (MG). Hoje, somos muitos, muito mais, somos um número quase incontável, considerando que a nossa família é formada por Sacerdotes, Irmãos, Eremitas, Clérigos, Noviços, Postulantes, Aspirantes, Irmãs, Junioristas, Consagradas do Instituto Secular, membros do MLO, assistidos, alunos, paroquianos, amigos, ex-alunos, benfeitores… A Família Orionita teve, de fato, uma abençoada fecundidade. Deo Gratias!

O Catálogo apresenta a visão de uma parte da família. Elenca nomes, endereços, obras e atividades e, por isso, pode parecer muito frio! Todavia, este nosso “Catálogo dos Religiosos e das Casas” foge a esta regra. Nele o calor da doação, o suor e a dedicação e, sobretudo, a paixão de vida de cada Filho da Divina Providência. É um “informativo”. Nele encontraremos aquelas informações que constroem a vida das nossas Comunidades Religiosas. Tem a pretensão de ser um instrumento a serviço da comunhão! Mais ainda porque une as informações de duas províncias brasileiras.

Portanto, que o Senhor, pela intercessão de nosso Pai Fundador – no ano Centenário da chegada dos primeiros missionários no Brasil – abençoe a todos os Religiosos e todas as suas atividades.

 

Finalmente, as fotografias retratam as diversas capas do Catálogo.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This