PROVÍNCIA NOSSA SENHORA APARECIDA Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade São Paulo – Brasil INGRESSO AO NOVICIADO

PROVÍNCIA NOSSA SENHORA APARECIDA Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade São Paulo – Brasil INGRESSO AO NOVICIADO

A Província Nossa Senhora Aparecida das Irmãs Orionitas alegrou-se no dia 15 de agosto de 2019, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, ao celebrar num clima orante e festivo, a entrada no Noviciado de duas jovens: Darlene de Arruda Oliveira proveniente da Ilha de Marajó/PA e Noelia Delgado Anahi de Buenos Aires – Argentina, que serão acompanhadas por Irmã Maria Rufina da Luz Pinheiro.

Contou-se com a presença da Superiora Provincial, irmã Maria Trinidad Almada da Província “Nossa Senhora de Lujan”, da senhora Blacida Estigarribia Tandi, mãe da Noelia, de um considerável grupo de irmãs provenientes de: Brasília/DF, Samambaia/DF, Guararapes/SP e das Comunidades da cidade de São Paulo: “Lar Dom Orione”, CESLO – “Centro de Espiritualidade São Luís Orione”, do “Instituto Mater Dei”, da Noviça de segundo ano Cileia Carvalho de Souza e da Aspirante Francisca Bezerra da Cruz. 

Sabendo-se que o ingresso ao Noviciado é um momento de graça e de comprometimento e de seguimento mais estreito de Jesus, para prepará-las para essa nova etapa, as postulantes fizeram seis dias de Exercícios Espirituais no centro de Espiritualidade São Luís Orione (CESLO) da cidade de Cotia/SP, assessorado por Padre João Carlos de Melo e acompanhado pela mestra, Irmã Maria Irisneide Carneiro Sousa. As irmãs, seja da província argentina que da província brasileira participam, especialmente por meio das orações. Os Exercícios espirituais foram marcados pelo silêncio, meditação, oração, Santa Missa e reflexão. Isto é importante para que as jovens possam assumir sua vocação com compromisso diante de Deus da Igreja e da Congregação 

A cerimônia constou de dois momentos fortíssimos: A Celebração Eucarística na Sede Provincial presidida pelo o assessor dos Exercícios Espirituais e da cerimônia de Ingresso na Casa do Noviciado. Durante a celebração de ingresso, a Superiora Provincial, Irmã Maria Eva de Paula Souza deu as boas vindas às jovens e aos presentes, agradecendo também, demonstração de grande comunhão das várias comunidades de nossas Irmãs, que também se fizeram presentes através de mensagens ou telefonemas. 

No decorrer da celebração, após o rito de entrada no Noviciado foi entregue às Noviças as Constituições e Normas Gerais – “Regra de Vida” do Instituto. Vale lembrar que o Noviciado tem por objetivo conformar o vocacionado ao carisma, conforme afirma o Cânon 646: “O noviciado, com o qual se começa a vida no instituto, destina-se a que os noviços conheçam melhor a vocação divina, a vocação própria do instituto, façam experiência do modo de viver do instituto, conformem com o espírito dele a mente e o coração e comprovem sua intenção e idoneidade”. Na sua fala, Pe. João Carlos destacou a importância do “cuidar” para favorecer o cumprimento dessa etapa formativa tão importante da formação. 

Peçamos a Jesus, que continue conduzindo-as num bom caminho formativo!

 

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This