PROFISSÃO PERPÉTUA DE CINCO CLÉRIGOS NA BASÍLIA DE SÃO PEDRO NO VATICANO

PROFISSÃO PERPÉTUA DE CINCO CLÉRIGOS NA BASÍLIA DE SÃO PEDRO NO VATICANO

A profissão perpétua dos cinco clérigos do Instituto Teológico de Roma, no último dia 12, na Basílica de São Pedro no Vaticano, foi uma bela forma de celebrar os 10 anos de pontificado do Papa Francisco.

Os cinco clérigos que emitiram a profissão perpétua no dies natalis de São Luís Orione provêm de diversas regiões do mundo orionita. São os clérigos: Cristian Sergiu Andries (Romênia), Dandy de la Cruz (Filipinas), Henrique Fortes Almeida Francioni Gama (Brasil), Dritan Boka (Albânia) e Victorien Dabire (Burkina Faso).

A celebração, realizada na Capela do Coro da Basílica de São Pedro no Vaticano, contou com a presença de familiares e amigos dos jovens clérigos, religiosos e religiosas e diversos representantes da Família Carismática Orionita.

A Santa Missa foi presidida pelo Diretor da província italiana, Pe. Giovanni Carollo, que em sua homilia, referindo-se ao Evangelho de João, recordou inicialmente as palavras de Jesus: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça” lembrando que todos somos chamados e chamados a reler a história da nossa vida em Deus, n’Aquele que “faz bem todas as coisas”.

Don Carollo convidou então os presentes a refletir sobre a vocação, que “é um dom e um mistério que certamente nos supera, mas não deve nos assustar, porque tudo brota do Coração misericordioso do Pai que, em Jesus, seu Filho, nos chamou e elegeu”. O próprio São Luís Orione, com palavras “profundas e exigentes”, sublinhou como «A vocação religiosa não é para quem é perfeito, mas para quem quer sê-lo. Portanto, se você deseja sinceramente sair de suas imperfeições, negar-se em tudo, amar a Deus e ao Papa sem medida, (se você deseja) consagrar-se inteiramente ao serviço da Igreja e do Sumo Pontífice, defendendo sua doutrina, causa e liberdade a ponto de dar não só todos os seus bens pela Igreja, mas também fazer-se seu último servo e escravo dela na inteligência e no coração, na vida e na morte por amor de Jesus Cristo, e (se você quiser ) para ser consumido por ela com todo o amor de um filho pequeno para sua Mãe: então é um sinal de que você é chamado a vir a esta pequena e muito pobre Congregação, que é o trapo de Nossa Senhora e da Santa Igreja de Roma”.

«Toda vocação – prosseguiu o P. Carollo – nasce de um encontro, como o de Jesus com a Samaritana junto ao poço. É um encontro bonito, querido, leal, sincero e vital, onde cada um se doa e compartilha a experiência de Deus.Tanto Jesus quanto a samaritana (a mulher, a humanidade) buscam água para saciar a sede. Depois, o inesperado: Jesus se propõe, se oferece como Água viva que dá o Eterno, a presença de Deus em nós e por nós. Neste dia de graça, Cristian, Dritan, Victorien, Dandy e Henrique declaram com suas vidas que esta água (Jesus) continua sendo necessária para não ficarmos “desidratados” por Deus. Você, professo perpétuo, indica aos homens e mulheres deste tempo e de todos os tempos a fonte que nunca se esgota, Jesus, expressão máxima da misericórdia do Pai por nós, seus filhos”.

Há tanta sede de Deus no mundo. Uma sede que muitas vezes queremos saciar com a mundanidade espiritual que, como nos diz o Papa Francisco, «é uma cultura do efêmero, uma cultura da aparência, da maquiagem, tem valores superficiais. Uma cultura que não conhece a fidelidade, porque muda conforme as circunstâncias, negocia tudo. Esta é a cultura mundana, a cultura do mundanismo. E Jesus insiste em nos defender disso e reza para que o Pai nos defenda dessa cultura do mundanismo”.

«A celebração da profissão perpétua – recordou então o Diretor Provincial – é o testemunho mais belo e concreto de “viver de Jesus, com Jesus e para Jesus”, como nos dizia Dom Orione, e nunca desilude. 

Pronunciar estas palavras aqui, nesta Basílica, na casa do Papa, é uma graça para nós Orionitas uma alegria imensa. Imagino a exultação do nosso Fundador São Luís Orione, que nos ensinou a amar e a servir a Igreja e o Santo Padre como crianças”.

Dom Carollo recordou, a seguir, que a dimensão eclesiológica e o espírito pontifício são dois aspectos fundamentais do carisma orionita e “nossa especificidade é, como lemos no artigo 5 de nossas Constituições, ‘levar as pessoas, especialmente as mais pobres, a Jesus, à Igreja e o Papa através das obras de caridade”. Escutemos Dom Orione: “Queremos fazer palpitar e palpitar os corações em torno do coração do Papa: queremos renovar e unificar o homem e a sociedade no vosso santo amor, levando à Igreja e ao Papa sobretudo os pequeninos e classes de trabalhadores humildes, os pobres, os aflitos, os excluídos, que são queridos pela vossa Divina Providência e são os verdadeiros tesouros da vossa Igreja”.

Finalmente, dirigindo-se diretamente aos cinco clérigos, o Provincial os exortou a nunca perder de vista esta meta e os quatro amores que Dom Orione “nos deixou como herança espiritual: ‘Jesus, Papa, Almas, Maria’. Animados por eles, sede alegres testemunhas do Senhor da Vida na vossa vida e com a vossa vida. Nunca perca um encontro com Jesus no poço. Nunca deixeis de beber da fonte da graça gratuita de Deus, tirai desta água não só para vós, mas para todas as pessoas que o Senhor, na sua Divina Providência, vos confiar. Cuidai dos mais pobres, nos quais resplandece a imagem de Deus.

Que o vosso estilo de vida se conforme cada vez mais com o Jesus pobre, casto e obediente e, em sintonia com o estrategista da caridade, São Luís Orione, a fidelidade ao Papa se traduza no conhecimento e na divulgação do seu magistério, na aceitação do seus conselhos e dos seus desejos para o bem da Igreja e das Almas».

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.