Primeira etapa da visita do Superior Geral no Brasil – Província Norte

Primeira etapa da visita do Superior Geral no Brasil – Província Norte

Visita de Dom Flávio na Província Nossa Senhora de Fátima – Brasil Norte

Brasília: Durante os meses de março e abril, nosso Superior Geral, Dom Flávio Peloso estará visitando as Províncias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Anunciação. A primeira etapa de sua visita iniciou-se no último dia 15 de março em Brasília, sede da Província Norte.  

Em Brasília, assim que chegou, presidiu a Santa Missa na comunidade São José no Itapoã, cidade satélite de Brasília. Foi muito bem acolhido e ficou entusiasmado ao ver uma Igreja ainda em construção e uma área pastoral tipicamente orionita. Em sua homilia não faltaram palavras de encorajamento ao povo de Deus. Recordou e rezou pelo Cardeal Dom João Brás de Aviz, Prefeito da Congregação para a Vida Religiosa no Vaticano, que sempre quando o encontra em Roma pergunta pelo Itapoã, pois ele conhece desde os tempos em que foi Arcebispo de Brasília e participou da vida daquele povo. Retornando em Brasília, no Instituto Dom Orione, Sede Provincial e Noviciado, permaneceu até o dia 19 de março. No dia 17 participou da reunião do Conselho Provincial e à noite presidiu a Santa Missa em Ação de Graças pelos 75 anos de morte de Dom Orione, e no dia 18, na parte da manhã, participou da reunião dos diretores.

Partindo para o estado do Espírito Santo, no dia 19 de março, visitou a comunidade de Vila Velha, onde a Congregação iniciou suas atividades no dia 03 de março de 2002, assumindo a cura pastoral da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes com 31 comunidades. Dom Flavio visitou as comunidades pertencentes à paróquia e a Obra Orionita de assistência a menores abandonados: “Fraternidade e OraAção”, que foi recentemente inaugurada.  De Vila Velha, viajou cerca de 200 km até Rio Bananal em visita à Paróquia e o Seminário Orionita. Além de encontrar com os religiosos, seminaristas e madrinhas das vocações, celebrou em algumas comunidades e ficou surpreso de conhecer muitas pessoas de origem italiana que moram em Rio Bananal.

Do Espírito Santo, foi para Minas Gerais, última etapa de sua visita em Nossa Província. O Superior Geral visitou as comunidades em Belo Horizonte: Instituto Teológico Dom Orione e Lar dos Meninos. Para Dom Flávio é um ambiente já conhecido e bastante familiar, pois ao longo dos seus 20 anos de Cúria Geral, esteve diversas vezes no Brasil e Belo Horizonte foi a comunidade à qual ele mais visitou. A última etapa de sua viagem em nossa província será em Morada Nova de Minas, onde temos uma Paróquia e a Casa de Acolhida para Tóxicos Dependentes.

Agradecemos Dom Flávio pela sua presença entre nós. É Dom Orione quem nos visita na pessoa de seu 7º sucessor, nos animando e encorajando a caminharmos sempre unidos como uma “única planta formada por muitos ramos”.  

Deo gratias!

P. Geo

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This