Porto Velho, novo lugar da geografia orionita no Brasil

Porto Velho, novo lugar da geografia orionita no Brasil

Início das atividades da Congregação na cidade de Porto Velho, com a presença do Pe. Otávio Marques Ferreira

 

O dia 5 de maio de 2013, domingo, se tornou uma data histórica para a Província Brasil Norte, por causa do início da presença da Congregação na cidade de Porto Velho. Neste domingo a Congregação assumiu a Paróquia Sagrada Família, situada no centro de Porto Velho. Na Santa Missa das 8 hs da manhã, o Arcebispo Metropolitano, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, oficializou o início das atividades orionitas na capital do Estado de Rondonia.

Além da Sede Paroquial, situada nas proximidades da rodoviária de Porto Velho, atenderemos dois Setores rurais situados além do Rio Madeira, situados no Estado de Amazonas.

A cerimonia de inicio oficial da presença contou com a participação dos fiéis da Paróquia e de uma representação de povo e de religiosos de Buritis. Por todos os que vieram de Buritis falou o Sr. Eniel, expressando ao Pe. Otávio o agradecimento pelo trabalho realizado nos seus 9 anos de presença em Buritis. E desejando um bom ministério no centro de Porto Velho.

A presença orionita no Estado de Rondônia cresce: primeiro Buritis no interior do estado e agora na Capital. Explicou o Provincial, Pe. Tarcísio, que este é o momento propício para avaliar e programar em vista do futuro, mas sobretudo é o tempo para o agradecimento a Deus, especialmente pelo que já foi realizado. Tal agradecimento foi expresso com as palavras do Fundador: “É o Senhor que realiza! Nós não somos mais do que pobres servos e trapos dos quais Deus benignamente se serve!”. E completou: “Uma avaliação da presença em Buritis, com o realismo e a humildade evangélica, nos leva a constatar, sem dúvida, que a messe é verdadeiramente imensa e que o trabalho de evangelização é intenso, exige esforço e sacrifício, tanta dedicação. Nos próximos anos é importante continuar o esforço de consolidação do carisma em Buritis, sobretudo com os projetos de caridade já em andamento, como a constituição de uma associação funerária para aliviar o sofrimento especialmente dos pobres e da Escola “Família Agrícola”. Agora o nosso esforço se multiplica e queremos também cuidar da implantação da Congregação em Porto Velho, também com a já programada chegada de outros orionitas para o trabalho missionário”. De fato, em breve o Pe. Otávio terá a companhia do Pe. Rafael Caldeira Barreto.

 

A abertura em Buritis, no ano de 2003, foi considerada um evento comemorativo dos 90 anos de presença orionita no Brasil e Porto Velho está sendo a abertura do Centenário, em 2013. Que São Luís Orione interceda as bençãos de Deus para estes projetos de expansão missionária na região amazonica.

 

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This