PIMC – Profissão Perpétua – Cabo verde – 2017

PIMC – Profissão Perpétua – Cabo verde – 2017

Vivemos um momento de graça na nossa província Nª Sª Aparecida, Brasil/Cabo Verde na nossa família religiosa das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade (PIMC) e também na Igreja de Jesus Cristo.

Em 30.07.2017, em Cabo Verde aconteceu a Profissão Perpétua das Ir. Ir. Maria Filomena Silva e Ir. Maria Vitória do Rosário Lopes.

 

“DOAI-VOS TOTALMENTE A DEUS PARA SERDES TODAS DO PRÓXIMO”

 

“Cada abandonado encontre em vós uma irmã, em Jesus Cristo, e uma mãe e, enquanto curais as dores do corpo, doais as almas a luz e o conforto de Deus”. (São Luís Orione)

 

São estas as palavras que nesse momento ecoam no mais profundo do nosso coração: gratidão a Deus pelo dom da vida e da vocação.

Ao Deus da vida que nos chamou, para conhecê-lo, amá-lo, vivê-lo e servi-lo na construção do seu Reino.

Durante a nossa caminhada tantas experiências foram boas e outras com dificuldades, mas todas nos fizeram crescer tanto na parte humana, como também, na espiritual e religiosa com muita fé e Confiança na Divina Providência.

 Desde a nossa formação em Cabo Verde como também, na continuação no Brasil (na formação interna sobre o carisma, nas comunidades, nas pastorais, na convivência com o povo de Deus, na vivência dos votos) de cada realidade, cada pessoa, cada uma das irmãs, com o seu jeito de ser, tudo foi um aprendizado para crescermos na caminhada como religiosas.

A vida religiosa é a história de sedução por Jesus e seu reino: o grande portador de sonhos, cujo Espírito alimenta nossos sonhos e o gemido da humanidade, é um paradigma de busca, de sede, de nostalgia, de comunhão do Reino.

 Na nossa missão os desafios são muitos, porém a força que temos de Deus e a proteção de Maria, Mãe, Mestra e exemplo de entrega e o desejo ardente que temos de servir o Reino superam os desafios, ou melhor, as dificuldades. Assumir a VRC por toda a vida é antes de tudo a pratica alegre dos conselhos evangélicos. É uma relação profunda de intimidade conosco mesmas e com Deus, que leva a uma ação comprometida com o Reino de Deus que já atua na história, aguardando sua plena realização; é um dom do Pai, à igreja pelo Espirito Santo. Experimentamos a entrega que nos impulsiona a descer e colocar-nos a serviço; a sermos pão partilhado nas condições de vida dos mais desfavorecidos e excluídos, nos despojando à vontade de Deus, que nos pede a sermos consagradas livres para assumir o seu projeto com alegria, a exemplo de Jesus, que assumindo a nossa humanidade fez-se obediente à aspiração do Pai.

Estas são as palavras do nosso Pai Fundador que estão gravadas no nosso coração e que queremos partilhar com todos. Somos chamadas à santidade: eis a nossa vocação de realizar com todos os meios e energia, a exemplo do nosso Pai fundador e guiadas pela Providência de Deus, vivendo e nutrindo na mesa da Palavra e da Eucaristia e dos Sacramentos, e seguindo, docilmente, o Magistério da Igreja. São Luís Orione nos diz que devemos caminhar “com dois pés”: humildade e caridade sendo mães e servas dos pobres”.

Somos gratas por todas as oportunidades que tivemos por tudo o que vivemos, momentos inesquecíveis da nossa vida e da nossa caminhada vocacional, obstáculos que conseguimos vencer, momentos de desânimo que conseguimos ultrapassar e isso tudo nos fez ganhar forças para seguir em frente. E agora iniciando uma nova etapa da nossa vida nos faz acreditar que vale a pena continuar e seguir em frente sendo aquilo que Deus nos pede.

Podemos dizer que até aqui valeu a pena lutar pela vocação a qual Deus nos chamou e vale a pena continuar a nossa caminhada naquilo que acreditamos que Deus nos chamou a viver nessa família religiosa das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade. 

Obrigada Deus, Obrigada a nossa família religiosa e a todos que fazem parte da nossa caminhada e da nossa história.

Vejam mais imagens clicando na foto : 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.