Pergaminho de 1968 é encontrado na Pedra Fundamental do Pequeno Cotolengo de Curitiba

Pergaminho de 1968 é encontrado na Pedra Fundamental do Pequeno Cotolengo de Curitiba

“Este pergaminho de 1968 foi encontrado dentro da pedra fundamental do Pequeno Cotolengo do Paraná, no momento de uma reforma dos pavilhões que acolhem os moradores daquela instituição. Trata-se de um documento muito valioso pelo teor histórico das informações, bem como das memórias que suscita em toda a comunidade que partilhou da construção da história do Pequeno Cotolengo Paranaense.

O Pe. Renaldo Amauri Lopes, atual diretor da Instituição tem feito várias reformas na casa e disse sentir-se feliz por encontrar esta “relíquia” como ele definiu. Recordou com carinho no momento de apresentar o documento à comunidade o apelo do Arcebispo da época, Dom Manuel da Silveira D'Elboux aos orionitas para instalar alí uma obra de caridade nos moldes do sonho do fundador da Congregação, São Luís Orione. A tarefa da construção foi confiada aos religiosos da comunidade orionita instalada em Curitiba desde 1953, especialmente o Pe. Giovani Cruciani, que foi o primeiro pároco e também o primeiro a abraçar o desafio desta nova obra.

No pergaminho encontrado destacamos dois textos importantes que nos fazem lembrar a missão do Pequeno Cotolengo e sua necessidade de apoio constante: “a finalidade do Pequeno Cotolengo é acolher em seus pavilhões, distribuídos em famílias, como irmãos, os excepcionais e todos que tenham necessidade de assistência, de auxílio, mas que não possam ser recebidos em hospitais e Casas de Saúde e que estejam verdadeiramente abandonados, sejam eles de qualquer nacionalidade, de qualquer religião e até sem religião alguma: Deus é Pai de todos” (…) “Foi feito apelo às autoridades e generosidade do povo em geral para que ajudando-nos a aliviar os sofrimentos dos doentes possamos realizar o mandamento do amor que Cristo nos deu!”

Vê-se que se trata mesmo de um achado importante e que a comunidade estava reunida naquele momento com grande expectativa, autoridades políticas, religiosas e o povo… Hoje o trabalho realizado no Pequeno Cotolengo Paranaense mostra que o sonho concretizou-se.

Viva e avante!

 

Acesse a Galeria de Imagens :

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This