Pe. Tarcísio Vieira, eleito o 8º sucessor de Dom Orione

Pe. Tarcísio Vieira, eleito o 8º sucessor de Dom Orione

 

Novo Superior Geral da Congregação Orionita

Acaba de ser realizada, em Montebello dela Battaglia, Itália, a eleição para o novo Diretor Geral de nossa família religiosa. O dia 25 de maio será uma data histórica para toda a Congregação, em especial para a nossa Província religiosa. Às 17h55, horário de Roma, foi eleito como 8º sucessor de Dom Orione, Pe. Tarcísio Gregório Vieira. Pela primeira vez, um orionita brasileiro ocupa o posto de Superior Geral da Pequena Obra da Divina Providência, uma Congregação religiosa presente em 32 países O novo Superior Geral foi eleito pelos membros delegados do XIV Capítulo Geral, com o tema: “Servos de Cristo e dos pobres, fidelidade e profecia em diálogo com as periferias da pobreza e da Nova Evangelização”.

Pe. Tarcísio nasceu em Ouro Branco–MG aos 25 de maio de 1964. Portanto, hoje completa 52 anos. Professou os votos em 5 de janeiro de 1983 e foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1991. Em Brasília, Sede da Província Norte, exerceu a função de Secretário Provincial de 1991 a 2000. Neste período, trabalhou também na Nunciatura Apostólica e exerceu várias atividades pastorais. Foi para Roma em 2001 para alguns estudos. Logo em seguida foi chamado para trabalhar na Congregação para os Bispos, onde esteve até 2007. A partir de 2007 até 2010 foi Conselheiro Geral da Congregação, em Roma. Em julho de 2010 retornou ao Brasil, trabalhou um período em Ananindeua, na paróquia Cristo Rei. Foi nomeado Vigário Provincial e pároco da Paróquia N. S. da Divina Providência, em Belo Horizonte, em 2011. Em 2012 assumiu a direção da Província N. S. de Fátima, Brasil Norte. Sucede Don Flavio Peloso, que guiou a Congregação por 12 anos. Com Pe. Tarcísio, a Congregação inicia uma nova etapa de caminhada caracterizada pelas indicações do XIV Capítulo Geral.

A sessão eletiva do Capítulo iniciou-se às 17h30, após uma tarde dedicada ao silêncio, oração e adoração eucarística. O presidente do Capítulo, Don Flavio Peloso, após conseguir a declaração de aceitação do cargo por parte do eleito, proclamou oficialmente Don Tarcísio Vieira superior geral dos Filhos da Divina Providência. Cada um dos Padres Capitulares prestou-lhe homenagens, prometendo obediência e desejando-lhe um bom governo. Logo em seguida, ocorreu a eleição do Vigário Geral: Don Oreste Ferrari, atualmente superior da Delegação “Mother of the Church”, e do Ecônomo Geral Don Fulvio Ferrari, reconfirmado no cargo para o segundo sexênio. A missa e o jantar festivo concluíram este dia histórico do XIV Capítulo Geral. Nossa Província agradece de coração ao Pe. Tarcísio pelo excelente trabalho realizado no período em que exerceu a função de Diretor Provincial. Neste momento de grande importância para a vida de nossa família religiosa, rezemos para que o novo Superior Geral seja assistido e iluminado pelo Espírito do Senhor, no exercício de sua missão. 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This