Pe. Josumar incentiva solidariedade com a Igreja da Amazônia”

Pe. Josumar incentiva solidariedade com a Igreja da Amazônia”

Brasília, 03 de maio de 2019. Prot. SP 56/19 Assunto: Dia Missionário Orionino

Caríssimos religiosos e leigos Família Carismática Orionita

Cordiais saudações!

Em outubro de 2019, a Igreja retoma a célebre frase do papa Paulo VI “Cristo aponta para a Amazônia”. Convocada pelo Papa Francisco, a Assembleia Sinodal terá como tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

Em fevereiro deste ano nossa Congregação abriu duas novas frentes missionárias na região amazônica, como é sabido por todos: Boa Vista-RR e Candeias do Jamari-RO, somando-se à nossa atuação em Ananindeua-PA e Buritis-RO que já estão solidificadas.

Neste cenário de vida e esperança, as coletas e doações do Dia Missionário Orionino, a ser celebrado no próximo dia 19 de maio, serão destinadas para as “novas missões” da Amazônia. Queremos colaborar com nosso gesto concreto, contribuindo para solidificar nossa ação missionária e ajudando nossos religiosos a anunciar o Evangelho de Jesus na Amazônia.

Portanto, pedimos aos párocos, aos formadores e aos diretores de obras e escolas que envolvam a todos: paroquianos, membros do MLO, alunos de nossas escolas, juventude do MJO, seminaristas e religiosos em formação. Façamos um mutirão de solidariedade em favor de nossos religiosos que vivem naquela região cheia de desafios, numa Igreja servidora, simples, humana, samaritana e missionária.

Aproveitamos para pedir que se valorize o dia 18 de maio, sábado mais próximo do dia de São Luís Orione, para fazer um belo trabalho de exposição nas igrejas, escolas etc., assim como outras iniciativas espirituais, culturais, esportivas e/ou de assistência social caritativa, como momento de divulgação de nosso carisma.

Como já é costume em todas as campanhas da Igreja, pedimos que todo o montante da coleta do Dia Missionário Orionino seja revertido para esta finalidade. No entanto, não podemos ficar somente dependente das coletas da Igreja. Nas escolas pode-se sensibilizar os alunos, propor uma coleta, gincana etc. Mesmo nos seminários menores, de filosofia e de teologia, pode haver um empenho comunitário, através do qual, com criatividade, cada casa de formação encontra maneiras de angariar algum recurso e participar deste projeto missionário.

Envolvamos nossos jovens, envolvamos nossas crianças, nosso MLO. Nós temos uma multidão ao nosso redor que, se apoiada e acionada por nós, pode dar um belíssimo testemunho de amor solidário. Que o espírito do Sínodo da Amazônia nos envolva e nos faça protagonistas nesta grande frente evangelizadora da Congregação.

Que nosso espírito orionita possa mostrar toda sua força e brilhar com generosidade nestes dias.

A todos, meu abraço fraterno e orionita.

Pe. Josumar dos Santos Diretor provincial

 

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This