Pe. Alexandre Umbelino toma posse da Paróquia de Poxoréu

Pe. Alexandre Umbelino toma posse da Paróquia de Poxoréu

Em Poxoréu, a Congregação assume uma nova atividade, a Paróquia “São João Batista”, até o momento sob a responsabilidade dos Salesianos.

 

Poxoréu. No domingo, dia 2 de fevereiro, durante a Santa Missa presidida pelo Sr. Bispo de Guiratinga, Dom Derek John Christopher Byrne, tomou posse da Paróquia “São João Batista” de Poxoréu, o Pe. Alexandre Umbelino Pereira. Deste modo, a Paróquia, até então sob os cuidados pastorais dos filhos espirituais de Dom Bosco passa para a Congregação de Dom Orione.

A família orionita está presente em Poxoréu, no Estado do Mato Grosso, desde 4 de março de 2007, com as seguintes atividades: Escola Agropecuária Cidade dos Meninos (com cerca de 400 alunos distribuídos nos cursos técnicos de Agropecuária, Zootecnia, Informática, Meio Ambiente e Administração Rural), Projeto Social Alto Coité, Creche Lar do Menino Jesus e a Fazenda Escola.

Estas atividades são administradas pelos religiosos Pe. Ademar José dos Santos e Ir. Evanildo Gomes de Oliveira. Agora se integra à Comunidade o Pe. Alexandre Umbelino Pereira que assumiu como Pároco de Poxoréu.

A Paróquia, desde 1931, estava sob os cuidados dos Salesianos. Recentemente, por recomendação do Conselho Geral Salesiano, foram orientados, dentro de um projeto geral de revisão das obras e de fortalecimento das comunidades, a concentrar a presença religiosa salesiana na vizinha cidade de Primavera do Leste. Deste modo os orionitas foram interrogados sobre a possibilidade de assumir, além das obras sociais, também a Paróquia. Este pedido foi feito pelo Sr. Bispo diocesano de Guiratinga, o Ex.mo Dom Derek.

Confiantes de que a aceitação da Paróquia poderia ser um ulterior elemento para a concolidação da presença carismática da Congregação em Poxoréu, ela foi aceita e confiada à responsabilidade do Pe. Alexandre Umbelino Pereira. Na Santa Missa de tomada de posse, realizada no dia 2 de fevereiro, na presença da Comunidade Paroquial e presidida pelo Sr. Bispo Dom Derek, estavam presentes também o Pe. Provincial, Pe. Tarcísio, o Inspetor Salesiano, Pe. Lauro, o Pe. Morales, até então Pároco, e Pe. Ademar, Diretor da Comunidade Religiosa Orionita. Além deles estavam presentes as religiosas Salesianas, que permanecem na cidade, e as Dominicanas. Registrou-se também a participação da Dra. Edwige Dassi, missionária leiga italiana, grande benfeitora da Congregação Orionita.

Nas diversas cerimônias realizadas na Paróquia para agradecer o trabalho de 81 anos dos Salesianos e de acolhida dos Orionitas foi sublinhada, diversas vezes, a amizade que uniu dois Santos, São João Bosco e São Luís Orione. Desejou-se que a amizade deles contagie os seus filhos espirituais para que este ato de passagem sirva para a maior glória de Deus e o bem da parcela do Povo de Deus que peregrina em Poxoréu.

À Comunidade Orionita de Poxoréu, portanto, um bom ministério nas obras de caridade educativa e assistencial, e agora também na obra de “caridade paroquial”.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This