Paróquia orionita de BH recebe visita pastoral diocesana

Paróquia orionita de BH recebe visita pastoral diocesana

 Paróquia orionita de BH recebe visita pastoral diocesana

BELO HORIZONTE. No dia 15 de abril de 2012, Dom Wilson Luís Angotti Filho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, visitou a Paróquia Nossa Senhora da Divina Providencia da Pampulha. A visita iniciou-se pela manhã com a acolhida de Dom Wilson pelo Pároco, Pe. Erli Lopes Cardoso e pelo vigário, Pe. José Wilson Portilho da Silva no Instituto Teológico Dom Orione.

A manhã foi reservada para uma conversa com o pároco, Pe. Erli  e o Vigário, Pe. José Wilson. Ainda pela manhã Dom Wilson se reuniu com os catequistas da paróquia e visitou todas as comunidades da Paróquia e algumas instituições religiosas: Lar dos Meninos Dom Orione e o colégio das irmãs Santa Marcelina. Após visitar todas as comunidades, Dom Wilson almoçou com os religiosos orionitas no teológico.

À tarde Dom Wilson marcou reuniões com o Conselho Paroquial Pastoral e Administrativo. Depois do encontro, Dom Wilson presidiu a celebração da Crisma de 108 jovens às 16h30min na Igreja Matriz.

 No encontro com os catequistas, Dom Wilson iniciou falando da importância da Catequese na Igreja. Segundo o bispo, “A Catequese é fundamento da realização da missão da Igreja”, pois a Igreja existe para evangelizar. Após apresentação das atividades catequéticas pelos catequistas, Dom Wilson falou que a Catequese nunca acaba, e que ela requer continuidade e aperfeiçoamento. Dom Wilson propõe aos catequistas um período mais longo para a formação do catequizando.

Dom Wilson pediu a atenção dos catequistas para com os crismados, sugerindo a realizar com eles trabalhos missionários e outras atividades na Igreja para que possam testemunhar a Fé e se colocarem a serviço de Cristo. Outra preocupação da Igreja seria com a formação dos catequistas. Acrescenta ainda, que o catequista quando bem formado passa com mais qualidade e propriedade a mensagem de salvação para as outras pessoas. Dom Wilson falou que as pessoas que tem formação tem firmeza, e essa firmeza é a Catequese que dá. Terminou o encontro dizendo para todos os catequistas terem firmeza, perseverança e aprofundamento.

Na segunda reunião com os membros do Conselho Pastoral e do Conselho Administrativo, Dom Wilson esclarece a função de ambos os conselhos.

Dom Wilson afirma que os conselhos Pastoral e Administrativo se interagem: um na parte material e outro na parte espiritual. Ressalta que a “Igreja Templo é a representação da Igreja Viva, que somos nós.” Termina o encontro desejando a todos para que permaneçam firmes na Fé.

Depois da celebração da Crisma, Dom Wilson encerrou sua visita com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz no horário das 19:00hs

 

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This