Padres e seminaristas fazem retiro no interior do Rio

Padres e seminaristas fazem retiro no interior do Rio

 Padres e seminaristas fazem retiro no interior do Rio

 

Momento de graça e interiorização

VALENÇA. Para iniciarmos bem o ano de 2012, de 03 a 09 de janeiro, sob a direção do Pe. José Maria, alguns religiosos e um Padre da Arquidiocese de Palmas-TO fizeram o primeiro turno de retiros no Eremitério Frei Ave Maria em Valença-RJ. Foram proporcionados muitos momentos de paz interior em meio à vegetação fluminense. Uma casa histórica e com um ambiente propício para mergulhar no oceano de nossa história espiritual e vocacional. Estiveram presentes os Padres: Alfredo (Arquidiocese de Palmas), Antônio Soares, Enrico, Geraldinho, Hélio, Jorge Luiz, José Maria, José Sebastião, José Vicente, Luiz Carreiro, Otaviano, Pedro Junior e Rafael. Contamos com a participação do Ir. Renato Custódio e dos Clérigos: Fabiano, Gleison, Luiz e Wenderson.

Nos dias 03 e 04, Pe. Tarcísio iniciou os trabalhos de reflexão com um olhar voltado para a forma harmoniosa com que Jesus conduzia a sua vida, aproveitando seu tempo para bem servir ao Pai.  Também foi salientado o tema da generosidade, pois diante do Senhor se deve entregar o melhor que temos. O Padre Provincial terminou seu momento de reflexão nos conduzindo a uma compreensão profunda do nosso chamado; ser orionita seguindo o exemplo de Pedro que com humildade se vê diante de Jesus que lhe pergunta sobre o seu verdadeiro sentimento por ele: “Pedro, tu me amas?” (Jo 21, 15). Essa pergunta também é feita a cada um de nós, e a resposta nós a encontraremos em nosso interior: “Senhor, tu sabes tudo, sabes que te amo.” (Jo 21, 17)

O pregador, Pe. Denílson, começou seus trabalhos na quinta-feira. Ele, que é Sacerdote Palotino, retornou ao tema da vocação. Durante o restante do retiro ele foi taxativo ao falar da verdade. “A verdade é única e nunca haverá mais de uma verdade.” Logo, aquele que segue a Cristo deve estar nesse único caminho da verdade. Ele fez uma profunda reflexão sobre os votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Ao trabalhar o tema da Adoração a Jesus e a nossa veneração à Maria, todos nós, participantes nos envolvemos e tiramos algumas dúvidas durante sua palestra. Na homilia da Missa do Batismo do Senhor, o pregador, destacou a vivência verdadeira da nossa fé como batizados. Pediu para que colocássemos aquela Eucarístia em intenção dos Padres que nos batizaram. Pe. Denílson nos ajudou muito no fortalecimento de nossas convicções.

Todo o retiro foi muito bom, a coordenação do Pe. José Maria foi muito enriquecedora e dinâmica. No domingo, fizemos uma singela confraternização para nos colocarmos em clima de família. Encerramos na segunda-feira com um delicioso almoço. Agradecemos de coração a acolhida dos nossos confrades do Eremitério e pedimos sobre todos nós, pela intercessão de São Luís Orione, as bênçãos dos Céus.

Cl. Gleison de Paula Souza, fdp.

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This