Padre Gilberto, o padre sereno! Uma homenagem ao mestre!

Padre Gilberto, o padre sereno! Uma homenagem ao mestre!

 O PADRE SERENO

 

Por Pe. Márcio Lopes Vieira, fdp.

 

Ao refletirmos sobre serenidade na vida religiosa recordamos de alguns religiosos de nossa província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul. Dentre esses nos lembramos de maneira especial do Padre Gilberto Ferreira da Silva, que completou 48 anos no último dia 17 de novembro.

Conheci o Pe. Gilberto em março de 1998 no Noviciado São José em São José dos Pinhais – PR. Ele e o Pe. Renato Scano me acolheram na Congregação. Ao encontrá-lo pela primeira vez senti uma pessoa serena e equilibrada. Assim ele continua sendo e quando o encontramos sentimos que é um padre sereno.

Serenidade significa tranquilidade, suavidade, paz, a serenidade de espírito. O Sinônimo de serenidade é amenidade, brandura, doçura, fleuma, mansidão, mansuetude, quietude e suavidade. Essas atitudes encontramos na pessoa do Pe. Gilberto que cumpre com competência e qualidade sua função de Mestre de Noviços, trabalhando incansavelmente pelo futuro de nossa Congregação.

Uma canção que me faz lembrar a serenidade do Pe. Gilberto é a música “Um Olhar Sereno” do jovem Márcio Todeschini, que é dedicada a Nossa Senhora, a qual foi modelo e exemplo de serenidade no sim, na consagração e no discipulado. Segue a canção na íntegra:

Um olhar sereno sobre mim está,

Uma voz suave a me ensinar,

O rumo a seguir, pra onde ir…

 

Ó Imaculada, és a mãe de Deus,

Eu que tão pequeno, peço intercessão,

Mãe vem me ajudar, quero mudar!

Quando não tenho aonde ir…

O próprio Deus me faz lembrar!

 

Que o lugar do meu refúgio é o teu colo

Onde eu posso me deitar e ser amado

Com ternura me abraças e me acolhes

E mesmo que eu tenha andado longe

Ó Mãe eu volto a ti!

 

Todos que convivem com o Pe. Gilberto sentem que serenamente ele compreendeu que ser Padre é ser Pai! Esta é a grande graça de um Sacerdote. É uma paternidade espiritual, mas muito concreta e real. Pe. Gilberto demonstra em suas atitudes de serenidade que se sente muito feliz e realizado por ser Padre.

E devido a sua função de Mestre de Noviços no decorrer de seu caminho, Deus foi lhe dando muitos filhos, amigos, situações e experiências que marcaram sua vida sacerdotal. Com certeza, houve várias dificuldades em seu caminho, porém nada lhe tira a felicidade e a realização de ser Padre.

Nós, religiosos e noviços, pela passagem do seu aniversário natalício, agradecemos e louvamos a Deus pela existência e exemplo de serenidade do Pe. Gilberto e desejamos muitos anos de vida com saúde e paz. Recordamos a todos que o melhor presente para o nosso Pe. Gilberto é a oração. É o mínimo que podemos fazer em gratidão àquele que Deus escolheu para ser nosso Pai espiritual. Parabéns Pe Gilberto!  

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This