Padre Aparecido da Silva – 23 dias visitando nossa missão na África

Padre Aparecido da Silva – 23 dias visitando nossa missão na África

No dia 26 de Agosto parti para Moçambique. Objetivo? Visita Canônica Provincial em nossa missão.

No dia 28 encontrei com o Bispo de Xai Xai, a 200km de Maputo, capital de Gaza, outro estado.  Ficou acertada a possibilidade de iniciarmos outra missão. Chiconela poderá ser a nova missão, em ambiente rural e muito pobre. Uma nova paróquia e uma possível escola de artes e ofícios, para profissionalizar os jovens.

Na comunidade de Maputo todos estão muito bem. As nossas unidades de trabalhos : paróquia, Seminário e o Cotolengo vão de vento em popa. Há grande fraternidade entre os religiosos. A construção do seminário, espera a cobertura e está programado para estar pronto no final do ano. O Centro de Reabilitação aguarda aprovação do governo para funcionar. O Pe. Pamazi no seminário acompanha 12 jovens. O pe. Jose Geraldo se prepara para a nova missão com o pe. Izaque que está chegando em Setembro. O clérigo Filipe faz o primeiro ano de tirocínio na Obra Dom Orione. O Pe. Ricardo Paganini é o responsável pela Obra. A nossa missão está  bem. A província precisa enviar um padre e um clérigo para 2015 para formar a segunda comunidade.

No dia 07 de Setembro viajei para Bonua, em Costa do Marfim, participei com Dom Flavio da primeira profissão de 4 noviços moçambicanos, eram 14 profissões. A festa foi linda no dia 08 de Setembro.

No dia 10 fui para Ouagadougou, em Burquina Faso, à 1.200 Km de Bonua. Foram dois dias de viagem, pois as estradas não ajudam há muitos buracos. Foi bonito ver a África no seu interior, a população rural, o comercio informal, a produção de subsistência, milho, amendoim, arroz, batata, etc. ver as casas e as pequenas plantações foi muito valioso para conhecer a realidade, como a criação dos animais, sempre soltos, ou com um pastor, não há cercas. Uma parada em korhogo, onde temos uma comunidade muito pobre e na periferia, essa cidade fica a 300km de Bonua. Seguimos mais um dia de viagem para Burquina Faso. Chegando em Ouagadougou na nossa casa onde temos os filósofos da África. Encontrei os padres, clérigos e o Cl. Anselmo moçambicano que renovou os votos  no dia 13 de Setembro. A capital está ao norte e é muito quente. Nesta casa de formação estão 6 religiosos moçambicanos  estudantes de Filosofia.

No dia 14 voltei para  Bonua, onde temos o noviciado, com mais de 20 noviços. São 2 moçambicanos neste ano.

Após muitos agradecimentos aos confrades da África parti de volta para o Brasil no dia 16 e cheguei no dia 17 de Setembro.

Foi importante conhecer essas terras, pois é assim que se pode entender as pessoas a partir da sua realidade.

A viagem ocorreu muito bem, e não houve o tal do Ebola.

Assim terminou a visita canônica provincial na missão da África e  na nossa província.       

                                 Pe. Aparecido da Silva.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Share This