Os orionitas em Brasília se alegram com a presença da Relíquia

Os orionitas em Brasília se alegram com a presença da Relíquia

Os orionitas em Brasília se alegram com a presença da Relíquia

“O que não fiz pelo Brasil em vida, farei após a minha morte” (Dom Orione)

 

Brasília-DF: No dia 07 de abril tivemos a alegria de receber na Sede Provincial, em Brasília, a Relíquia com o Sangue de Dom Orione, vinda de Morada Nova de Minas e trazido pelo Pe. Hilário e um leigo. O precioso relicário foi entregue ao diretor do Instituto Dom Orione, Pe. Josiano Cândido, responsável pela peregrinação da Relíquia em Brasília. Dom Orione nos visita! Este ato de fé diante da Relíquia com o Sangue que correu nas veias do santo Fundador, nos recorda aquela celebre frase dita pelo próprio Dom Orione no Rio de Janeiro aos pés do Cristo Redentor: “o que não fiz pelo Brasil em vida, farei após a minha morte”. Ele retorna ao Brasil, visita as nossa comunidades de norte a sul do país e hoje particularmente a nossa Sede Provincial e demais atividades orionitas na capital brasileira.

Acreditamos que Deus tem nos reservado algo de especial nesta celebração centenária dos orionitas no Brasil. A belíssima oração rezada na presença do relicário, nos motiva a um desejo de renovação, mudança de vida, em síntese, a sermos mais orionitas, pois pedimos que “o sangue de São Luís Orione, presente na Relíquia que nos visita e que representa o holocausto de sua vida em favor dos irmãos e irmãs, eleve o nosso espírito para construir o Reino de Deus, onde o sacrifício de nossa oferenda seja penhor da glória futura”. A visita de Dom Orione em nossas comunidades está sendo para nós um Kairós, sim caros irmãos, um verdadeiro tempo de graça.

Dentro da nossa programação, muito bem preparada pelos religiosos, noviços e leigos, o primeiro dia da visita foi marcado por uma bonita Celebração Eucarística presidida pelo Superior Provincial, Pe. Tarcísio Vieira. Além dos religiosos e noviços, participaram os membros do Conselho Provincial e uma presença muito significativa de vários amigos e leigos do MLO. Iniciamos a Santa Missa na Sede Provincial e Noviciado, e em seguida fizemos uma caminhada penitencial em forma de procissão luminosa, percorrendo 5 vias dentro de nossa Obra, mostrando a atividade carismática orionita no Instituto Dom Orione, a saber: formação, assistência social, educação, projeto orioninho e novos projetos. E demos continuidade à Santa Missa na capela do Instituo Dom Orione.

No dia 08, uma intensa atividade mudou a rotina na instituição. As crianças do projeto orioninho, as crianças especiais, professores, religiosas, pais e funcionários, puderam venerar a Relíquia.  Contamos também com a presença ilustre da prima  de Dom Orione, a srª Eliane Orione e Elza Nardelli, cujo esposo, Dante Nardelli, foi batizado por Dom Orione em Mar de Espanha-MG.  Pe. Josiano, Ir. Marcelo e equipe prepararam muito bem o evento para os dois turnos (manhã e tarde). Pela manhã, foi oferecido um café para todos os visitantes e em seguida a procissão e Santa Missa no ginásio de esportes. Este momento foi marcado por homenagens, cantos, apresentações, encontros com os funcionários e por fim, o momento mais emocionante: a Relíquia foi levada até a casa das nossas crianças do Pequeno Cotolengo.

À noite, a Relíquia retornou à Sede Provincial e às 19:15h recebemos a visita do Núncio Apostólico, Dom Giovanni D´Aniello, juntamente com os conselheiros da Nunciatura, para um momento de oração com a comunidade religiosa. Num clima bastante familiar, o Núncio manifestou sua alegria e gratidão por participar deste momento particularmente orionita, nos parabenizando pelos 100 anos de missão.

Nos dias 09 e 10, a Relíquia visita as comunidades das irmãs orionitas em Brasília e Samambaia – DF, e de 11 a 13 visitará a missão orionita no Itapoã-DF, concluindo assim sua peregrinação em Brasília. Deus seja louvado por esse momento de GRAÇA em nossas vidas, pois reforça a nossa identidade de filhos e filhas de Dom Orione a serviço da caridade na Igreja, em especial em nossa Congregação.

“Ave Maria e Avante”.

P. Geo

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This