Orionitas participam do curso de formação missionária em Brasília

Orionitas participam do curso de formação missionária em Brasília

Curso de Formação Missionária para Presbíteros e Seminaristas

Cinco religiosos orionitas participam do curso de teologia e espiritualidade missionária promovido pelo Centro Cultural Missionário, um organismo da CNBB

Brasília-DF. O Centro Cultural Missionário (CCM) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) realizam em Brasília (DF), mais um curso de Teologia e Espiritualidade Missionária para Seminaristas e Presbíteros. A formação iniciou no domingo, 30 de junho e conta com a participação de 18 seminaristas e três padres, diocesanos e religiosos.

Segundo os organizadores, a iniciativa surge como um estímulo para uma formação missionária mais aprofundada nos seminários e nas escolas teológicas, bem como, na formação permanente em vista de uma Igreja em estado permanente de missão, projeto proposto pela Conferência de Aparecida.

Nesta segunda-feira, o grupo se debruçou sobre o discipulado missionário, reflexão conduzida pelo padre Jaime C. Patias, imc, secretário nacional da Pontifícia União Missionária. A reflexão seguiu, nesta terça-feira, com o padre Sidnei Marco Dornellas, assessor da Comissão para a Missão Continental que apresentou os contextos e desafios para a missão em um mundo secularizado e pluricultural. A programação se estenderá até sábado, 6 de julho e prevê ainda, estudos sobre os caminhos, compromissos e exigências para uma Igreja missionária.

O seminarista pernambucano, Pedro Raimundo Batista Andrade é religioso da Pequena Obra da Divina Providência, Congregação conhecida como orionitas, e desde janeiro deste ano, trabalha em Buritis (RO). Pedro acompanha a formação, a animação vocacional e as comunidades rurais e decidiu fazer o curso para se inserir com maior profundidade no contexto missionário. “Aproveitando que estou numa terra de Missão onde funciona o Projeto Igrejas-Irmãs, vim fazer este curso para entrar na dinâmica do Documento de Aparecida e na sua temática, como estamos vendo”, relata Pedro. Com ele, participam outros três seminaristas orionitas. “Venho buscar inspiração e crescimento espiritual e missionário. Espero que o curso ajude a me lançar para outras terras, até mesmo na Índia, nas Filipinas ou na África onde a Congregação atua”, comenta.

Padre Valdevino José de Almeida, da diocese de Sinop (MT), já frequentou cursos no CCM em 2008 e 2009. Ele conta que acompanha as notícias através do site do CCM (www.ccm.og.br) e se interessou pelo curso. “A expectativa é de encontrar elementos para viver de fato a missão na minha vida presbiteral, no seguimento de Cristo e também pensar na renovação paroquial e conversão pastoral que é um grande desafio. Precisamos buscar forças na formação, no convívio e no contato com outras realidades”, destaca.

Luiz Gonzaga Martins Sampaio é seminarista no 2º ano de teologia na diocese de Itapetininga (SP) e veio a Brasília com outros três colegas. “O nosso bispo exige que caminhemos além das fronteiras da nossa diocese não abandonando nossos limites, mas vivendo um despojamento. Temos alguns trabalhos pastorais missionários, mas não tão profundos comparados com a realidade da Igreja no Brasil. Vim com o desejo de aprofundar o interesse pela missão e buscar conhecimento para caminhar e trabalhar meus limites”, explica Luiz, e complementa: “a partir da paróquia podemos avançar além da nossa diocese”.

O CCM é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem por finalidade promover cursos de formação missionária para agentes de pastoral envolvidos nos diversos serviços e ministérios da Igreja no Brasil e além-fronteiras.

Fonte: POM

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Share This