O Superior Geral inaugura o XIV Capítulo Geral da Congregação Orionita

O Superior Geral inaugura o XIV Capítulo Geral da Congregação Orionita

O Superior Geral inaugura o XIV Capítulo Geral da Congregação Orionita

 

“Servos de Cristo e dos pobres”. A pessoa do religioso orionita, fidelidade e profecia em diálogo com as periferias da pobreza e da nova evangelização.

 

Hoje, durante o almoço, chegaram a Montebello – Itália, os últimos religiosos que participarão do XIV Capítulo Geral. Após algumas horas todo o grupo se dirigiu ao Santuário de Nossa Senhora da Guarda em Tortona, onde Don Flavio Peloso presidiu a solene celebração em honra a São Luís Orione e um breve rito de abertura do Capítulo.

Don Flavio enfatizou em sua homilia a pessoa do religioso orionita, na condição de “Servo de Cristo e dos pobres”. O Evangelho do dia da Festa de São Luís Orione fala do juízo final das pessoas e diz que se salvarão aqueles que praticaram na vida a caridade em prol das pessoas mais necessidades. A urna de vidro contém o corpo incorrupto de Dom Orione, Santo Fundador da Congregação, enquanto todos os presentes no santuário são “Dom Orione hoje”, que se pergunta o que é preciso ser feito para evangelizar o mundo. A Obra de Dom Orione, que inicia o seu Capítulo Geral, quer fazer uma pausa e refletir sobre como desenvolver este serviço em prol dos pobres e necessitados de hoje, no tempo em que vivemos. Hoje, todos reconhecem como um dos valores mais importantes da fraternidade. Quer dizer que todos reconhecem, mesmo de modo implícito, que são filhos de Deus. Aquele que pratica a fraternidade já anuncia numa certa medida o Evangelho. Todos nós recebemos o Espírito do Pai e quando praticamos a caridade, revive em nós este Espírito do Pai. Ocorre que somos  evangelizadores através das obras de caridade que abrem aos olhos da fé.

Ao final da celebração, os religiosos se dirigiram à urna com o corpo de Dom Orione e o Superior Geral convidou o secretário geral, Dom Silvestro Sowizdrzal, a chamar por nome todos os participantes do Capítulo. Após confirmada a presença de 100% dos capitulares, Dom Flavio Peloso declarou legitimamente convocado e aberto o XIV Capítulo Geral. Portanto, os Capitulares, junto aos demais fiéis presentes no Santuário, recitaram a oração por intercessão de São Luís Orione.

Concluíram a noite com o jantar preparado pela comunidade de Tortona Mater Dei.

O Superior Geral, Don Flavio Peloso, pede que rezemos pelo bom êxito do Capítulo.  Eis a oração:

Pai, bom e providente,

Queremos conservar, no íntimo de nós,

O divino tesouro da vossa Caridade

Que impregne todas as camadas sociais,

Espíritos contemplativos e ativos,

Servos de Cristo e dos pobres.

 

Jesus, nosso Redentor,

Que da Cruz derramais o vosso Sangue divino

Para a salvação das Almas,

Concedei-nos ser fervorosos de fé e de caridade,

Abrir a todos os povos um mundo novo e divino,

E curvar-nos, com dulcíssima caridade,

À compreensão dos pequenos, dos pobres e dos humildes.

 

Espírito Santo, fogo de amor,

Infundi em nós tanto esplendor de luz,

Tanta vida de amor a Deus e às Almas

Que todos sintam a chama que arde em nosso coração

E encontrem Deus e Cristo Senhor.

 

Virgem Maria, Mãe e celeste fundadora,

Protegei esta Congregação que é vossa desde o início;

A vós confiamos as nossas intenções

E a realização do 14° Capítulo geral.

 

São Luís Orione, rogai por nós.

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This