NOVA ABERTURA EM MOÇAMBIQUE

NOVA ABERTURA EM MOÇAMBIQUE

MOÇAMBIQUE: Chiconela, novo nome da geografia orionita.

O superior geral Dom Flavio Peloso, junto ao provincial da província Nossa Senhora da Anunciação, Brasil Sul, Pe. Rodinei Thomazella estiveram em Moçambique para a abertura de uma nova comunidade. Os orionitas iniciaram as atividades em Maputo, no Bairro Bagamoyo em 21 de março de 2003; depois abriram a “Obra Dom Orione” para deficientes no Bairro de Zimpeto em 2008. Felizes pelo crescimento vocacional, agora estão abrindo em Chiconela, a 200 km de Maputo, diocese de Xai-Xai a Paróquia São Luís Orione, com a pretensão de uma obra social educacional profissionalizante, para tantos jovens da região.

A nova paróquia compreende um vasto território, destacado da Paróquia Santa Clara de Chicumbane; inclui três áreas – Chiconela, Zongoene e Novela. Nestas três áreas estão as 11 comunidades que compõem a nossa nova paróquia.

A primeira comunidade orionita destinada para esta nova missão é formada pelo Pe. José Geraldo da Silva (brasileiro), Pe. Isaac Vondoame (togolês) e um clérigo moçambicano que se unirá a eles em julho próximo. Eles vão morar em uma casa já pronta na comunidade Santa Terezinha, de onde se desenvolverá todo o projeto da paróquia.

É um pequeno e humilde início, próprio dos orionitas: tanta bondade e acolhida por parte do Bispo, grande necessidade espiritual e material do povo pobre, uma terra prometida e um vasto campo de trabalho aberto para uma obra de culto e uma obra de caridade.

Zimpeto: Primeira missa na capela da Vila da Caridade.

Confrades, seminaristas e voluntários se reuniram no dia 01 de abril de 2016 em torno de um altar improvisado na obra de construção da capela dedicada à Mãe da Divina Providência para uma missa de ação de graças por mais esta conquista junto à Obra Dom Orione de Maputo. A capela ainda não está terminada, mas já se vê que será muito bonita e ampla. Terá uma pequena torre com uma cruz no alto e o desejo de dois sinos. A capela está na entrada da obra e será um sinal de fé e caridade a todos que ali chegarem. A estratégia da caridade funciona ainda…

Zimpeto:  Bênção do novo seminário orionita.

“Finalmente podemos oferecer uma casa digna e ampla para os filhos que a Divina Providência está mandando à Congregação” disse Dom Flávio, nosso diretor geral na inauguração do novo seminário em Maputo – Zimpeto. O seminário foi construído no terreno da Obra Dom Orione e sua construção foi concluída há pouco e já está hospedando oito aspirantes, três postulantes e três clérigos estudantes de filosofia. A lista dos jovens moçambicanos em formação é completado pelos cinco noviços que estão em Bonoua, Costa do Marfim, e os cinco clérigos que estão na filosofia em Ouagadougou, Burkina Faso.

O seminário foi construído com o apoio de benfeitores da Itália e do Brasil e de voluntários italianos.

Dom Flavio fez a bênção da casa e, em seguida aconteceu uma missa presidida pelo Pe. Rodinei Thomazella, superior provincial do Brasil Sul, que exaltou a necessidade de conservar a alegria e a unidade que nos vêm do Senhor Ressuscitado.

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This