No Cotolengo de Caucaia os sonhos não acabam nunca!

No Cotolengo de Caucaia os sonhos não acabam nunca!



Normal
0


21


false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE













MicrosoftInternetExplorer4

























































































































































Eventos juninos no Pequeno Cotolengo do Ceará

 

Caucaia: No Pequeno Cotolengo Dom Orione de Caucaia os sonhos não acabam nunca. Um projeto é concluído ou está bem encaminhado e logo já se pensa num outro, sempre com o objetivo de proporcionar, segundo os ensinamentos de São Luís Orione, qualidade de vida para os seus assistidos.

Para confirmar este propósito basta relacionar uma série de atividades significativas ocorridas no encerramento do semestre. Estas atividades extraordinárias e mais recreativas ajudam no processo de aprendizagem e de terapia dos assistidos. Eis algumas atividades anunciadas no último boletim informativo do Cotolengo.

No finalzinho do mês de maio, as crianças tiveram um momento forte de espiritualidade quando prestaram uma emocionante homenagem a Nossa Senhora, na presença dos pais, professores, auxiliares, religiosos e funcionários. A emoção tomou conta da capela quando as canções marianas da tradição popular foram entoadas e os gestos de louvor foram executados com o jeitinho simples e puro dos “filhinhos de Dom Orione”.  

Dia 22 de junho foi uma jornada de recreação. As crianças tiveram uma manhã inteira de lazer no Clube dos Comerciários de Caucaia, com direito a banho de piscina, futebol e muitas brincadeiras. Reuniram-se todos os assistidos, dos dois turnos, matutino e vespertino, justamente para proporcionar uma maior integração e socialização entre eles. O largo sorriso estampado no rosto de cada um era o melhor premio para quem se esmerou em organizar aquele dia. Contentes também estavam os benfeitores do Clube que cederam o espaço para o Pequeno Cotolengo. 

Outro projeto demonstra que também a cultura tem espaço no Cotolengo. No ano centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, personagem do estado cearense e do Brasil, foi desenvolvido o projeto “Luiz Gonzaga: o rei do baião”. A coordenação pedagógica, juntamente com os professores e voluntários, organizou várias atividades com as crianças, como leitura e interpretação de textos referentes a Luiz Gonzaga, pintura, música e, sobretudo, dança. Tudo culminou com a realização da “Feijoada no Arraiá”, no dia 24 de junho, com a participação de umas 500 pessoas que saborearam uma deliciosa feijoada e se alegraram com as exibições de dança, especialmente dos assistidos. 

A “Casa de Passagem”, como se sabe, é uma das atividades caritativas do Pequeno Cotolengo, Este projeto tem por objetivo acolher temporariamente adultos e famílias em situação de vulnerabilidade social ou moradores de rua, em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Durante o período na Casa, todos os esforços são empreendidos para dar ao assistido condições de retornar ao seu ambiente de vida e família. E quando isto acontece todos comemoram. No mês de junho, para coroar de realizações este semestre, a “família do Pequeno Cotolengo” viu o retorno de dois acolhidos, Carlos e Maria, ao ambiente familiar. 

Finalmente, no dia 29 de junho, uma festa mais reservada para as crianças. E foi muito especial porque contou com a visita do Ilmo. Sr. Prefeito de Caucaia, Dr. Washignton Gois, e da sua Esposa, Sra. Ester Gois. 

No Cotolengo é assim! Os sonhos não acabam nunca! E já se programam muitos outros eventos para este segundo semestre. Destaque especial merece o projeto da Comunidade Orionita de reunir cerca de 500 jovens, no dia 26 de agosto, no Ginásio Poliesportivo do Pequeno Cotolengo. Deste modo, os jovens poderão fazer experiência concreta do significado da frase-lema de Dom Orione: “Só a caridade salvará o mundo!”.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.