Neste domingo, tradicional churrasco no Cotolengo – PR

Neste domingo, tradicional churrasco no Cotolengo – PR

 Neste domingo o Pequeno Cotolengo promove mais um tradicional churrasco

CURITIBA – O Pequeno Cotolengo promove amanhã seu tradicional Churrasco, em sua sede Rua José Gonçalves Jr, 140, Campo Comprido, Curitiba-PR (fone 41 – 3314-1900). O programa começa às 10h, com a celebração da Santa Missa.  Às 11h começa-se a servir o churrasco. E a partir das 12h, haverá apresentação de dança cigana com Carlos Kalons, show do Falcão Cover e muita música sertaneja com cantor Campo Grande. Ajude ainda mais levando 1 kg de alimento, um litro de leite ou óleo de cozinha. O Pequeno Cotolengo espera por você!

 

Conheça melhor o Cotolengo do Paraná

 

O Pequeno Cotolengo do Paraná desenvolve desde 1965 suas atividades na linha da promoção humana, acolhendo pessoas com necessidades especiais, abandonadas por suas famílias, ou vindas de famílias em situação de risco. Sua missão é “Acolher e proporcionar melhoria na qualidade de vida da pessoa com necessidades especiais, através de um atendimento especializado que promova condições para o seu desenvolvimento psico-motor”. O Pequeno Cotolengo proporciona aos seus assistidos todo o atendimento necessário ao seu desenvolvimento e bem-estar: programas de alfabetização na Escola de Educação Especial (desenvolvimento pedagógico, estimulação visual e sensorial, aulas de artesanato, etc.), atendimento de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e odontológico, alimentação controlada por nutricionista, atendentes e auxiliares de enfermagem, entre outros. 

Nos últimos anos, foram realizados investimentos com prioridade no atendimento especializado aos moradores. Entretanto, manter cada um tem um custo alto, e para conservar os programas e toda a estrutura, o Cotolengo depende basicamente de doações vindas da comunidade e de empresas. Realiza o tradicional churrasco mensal e outros eventos periódicos com o apoio de voluntários, além de convênios e parcerias firmados com órgãos públicos, universidades, empresas e com a comunidade. 

Com o convênio estabelecido com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi criado a “Unidade de Saúde Amigo Especial”, com o objetivo de oferecer um sistema de atendimento integral. Este atendimento é voltado ao controle da doença e a manutenção de saúde dos moradores do Cotolengo, e também de pessoas com deficiência da comunidade. Na unidade também funciona o programa Cárie Zero, que visa desenvolver ações educativas e de atenção em saúde bucal. Ainda na saúde também se destacam investimentos na área farmacêutica, referência e modelo para as demais Unidades de Saúde de Curitiba, e enfermagem. Além desse convênio, o Cotolengo realizou outros importantes com órgãos que sempre contribuem para o seu desenvolvimento, como: COMTIBA, FAS, Fundação Banco do Brasil, FUNEF – Hospital São Vicente, FUNPAR, IASCJ, IASP, PMC – Secretaria Municipal de Educação, Programa FNDE, SEED – Secretaria da Educação, SEJU/ DEPEN, SESC – Programa Mesa Brasil, SESI, SETI, e também SETP – Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. 

Com os avanços, houve a criação de novos setores técnicos e contratação de profissionais nas áreas de nutrição, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, implantação da equoterapia, a construção da piscina de hidroterapia e da Panificadora Escola Olga Feldmann. As parcerias e convênios com a PUCPR – Fisioterapia; Universidade Tuiuti – Psicologia; Universidade Espírita – Nutrição tem contribuído significativamente na melhoria da saúde dos moradores. 

O Cotolengo conta hoje com uma equipe completa de profissionais em diversas áreas. Investimento importante foi o de capacitação profissional, principalmente dos profissionais envolvidos diretamente com os moradores, como: coordenadores, técnicos, atendentes, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e de serviços gerais, que prestam hoje um serviço especial aos moradores especiais. 


Os significativos avanços que o Cotolengo consegue são frutos da persistência e do apoio da sociedade, que, com dedicação e principalmente com muito amor guiam todo o trabalho. Consciente da seriedade e da qualidade do trabalho desenvolvido, a Instituição tem conseguido avançar ganhando o apoio da sociedade. 

 

Para conhecer melhor o trabalho do Pequeno Cotolengo, visite www.pequenocotolengo.org.br

 

 

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This