Na festa de Dom Orione o Papa envia sua bênção…

Na festa de Dom Orione o Papa envia sua bênção…

Curia: A bênção do Papa na festa de São Luiz Orione

O Superior geral concelebra com o  Papa Francisco que abençoa a Congregação

 

A festa de São Luiz Orione foi iluminada pela bênção do Papa Francisco. 
Na última manhã (16/05), às 7h, o Superior Geral, Pe. Flavio Peloso, concelebrou a missa da manhã com o Papa Francisco , que, no final cumprimentou garantindo a sua bênção para a congregação e pediu orações para ele. 


Refere-se Don Flavio Peloso.

Hoje pela manhã, bem cedo, eu estava no Vaticano, em frente à entrada da Casa Santa Marta, junto com Madre Maria Mabel Spagnuolo, a Superiora Geral das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, para participar da missa celebrada pelo Santo Padre na Capela de residência atual no Vaticano.

Na pequena sacristia o clima era de uma das muitas missas que também celebramos na Direção Geral com a comunidade, todas as manhãs, na cúria. Recolhimento e uma saudação discreta, e imediatamente seguimos a procissão até o altar. 
Às 7h em ponto, sem o canto de entrada, o Papa lê a antífona de entrada e começa o ritual da missa. Alguém da assembléia proclama as leituras e o salmo responsorial e se chega ao Evangelho. Tudo muito simples e comum. Papa Francisco vai ao ambão e faz sua breve homilia de 6 minutos.

Fala seus temas favoritos inspirados pela passagem dos Atos dos Apóstolos (At 23,6-11), que apresenta São Paulo como objeto de controvérsia, que tem uma vida muito simples … que incomoda um pouco “a todos”,observa o Santo Padre, “por sua fidelidade a Cristo e ao Evangelho. Mas ele seguia em frente, porque tinha dentro de si aquela atitude muito cristã, que é o zelo apostólico.” O anúncio de Jesus Cristo e sempre em frente! “

Papa Francisco fez uma pausa para descrever e invocar o zelo apostólico para a Igreja e para os cristãos. “O zelo apostólico nasce do encontro com Jesus. São Paulo encontrou Jesus como salvação, como aquele que o amou e deu sua vida por ele. E então ele deu tudo para Jesus, não para, vai em frente, sempre em frente.”

O Papa propõe a atitude que ele gosta tanto de ” não parar sobre si mesmos, de não  viver um cristianismo mesmo que seja bom, tranqüilo, de sala.. . que estão sempre bem, mas não são capazes de fazer filhos para a Igreja, com o anúncio e zelo apostólico “ E conclui: “Hoje pedimos ao Espírito Santo que nos dê este fervor apostólico … a graça de seguir em frente em direção ás periferias existenciais. Como a Igreja precisa disto! Cristãos com zelo apostólico. E que incomodem, bendito seja o Senhor. Em frente, como o Senhor diz a Paulo, coragem. “

A missa continua com um tom simples, semanal. O Papa está concentrado no que ele diz e faz, mas olha muitas vezes para a Assembléia, composta principalmente por funcionários do Conselho Pontifício Justiça e Paz. Também eu, na fila da frente, cruzei meu olhar mais de uma vez e me senti cuidado. A missa durou cerca de 35 minutos.

No final, depois de um curto tempo de oração e ação de graças, o Papa passa sozinho, no corredor central da capela e vai se coloca aos fundos, e, em pé, recebe cada um para uma saudação e uma palavra. Também vem a minha vez. Me apresento e lhe digo que hoje é a Festa de São Luiz Orione. “Oh, Dom Orione, o querido Dom Orione” E depois de minhas breves palavras, acrescenta: ” Eu abençôo a congregação e vocês rezem por mim. “.

Queridos Filhos da Divina Providência e toda a família orionita, neste dia nos acompanhe estas palavras do Papa Francisco: “Eu abençôo a congregação e vocês rezem por mim.”

Eu uno as minhas orações e saúdo cordialmente a todos vós.

FELIZ FESTA DE SÃO LUIZ ORIONE!

Pe. Flavio Peloso – Superior Geral

Tradução: Pe. Cláudio Peters

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.