Mártires espanhóis: testemunhas da fé

Mártires espanhóis: testemunhas da fé

Mártires espanhóis: Números e testemunhos dos heróis que testemunharam a fé.

No último dia 13 de outubro, a Terragona, na Espanha, foram beatificados um grupo numeroso de mártires, mortos durante a perseguição religiosa na Espanha, nos annos 1936-1939. Entre eles, estão os orionitas Pe. Ricardo Gil Barcelon e o Postulante Antônio Arrué Peiró. A perseguição anti-católica nos anos 30 na Espanha foi uma das mais radicais e cruéis; todo o ódio foi contra os cristãos e contra todos aqueles que eram cristão: 70% das Igrejas foram devastadas, destruídos arquivos, bibliotecas, quase apagaram a história do cristianismo.

João Paulo II, entre os anos 1987 e 2001, já havia beatificado 460 mártires. Entre os anos 2005 e 2011, Bento XVI beatificou mais de 50. Com os 522 beatificados no último dia 13 de outubro a Terragona, a Igreja elevou aos altares 1.500 beatos mártires mortos na Espanha nos anos 30, entre estes alguns já canonizados. São muitos. Mas são apenas um percentual das 10.000 pessoas mortas em nome de Cristo naquele período.

Testemunhos de algumas pessoas que viveram este momento de horror nos permite recolher informações e os sentimentos para também constatar a santidade das pessoas. Sobre os nossos mártires orionitas, Pe. Riccardo Gil e Antonio Arrué, temos pessoas que os encontraram e deram testemunho de suas vidas e de suas mortes.  Estas lembranças, às vezes nos surpreende e ao mesmo tempo nos ajuda a descobrir a verdadeira realidade da pessoa, os fatos mais corretos de sua vida. Neste sentido, é possível ver uma verdadeira história que pode ser para nós um modelo de vida e além do mais, reforça a nossa fé. No vídeo que segue, tem um testemunho de Amparo Raussel, que tinha 12 anos em 1936 e conviveu com Pe. Riccardo e Antônio.

http://www.donorione.org/Public/ContentPage/content.asp?hdnIdContent=4896

http://www.donorione.org/Public/ContentPage/content.asp?hdnIdContent=4897

 

 

 

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This