Mãos na Massa com Toque Italiano

Mãos na Massa com Toque Italiano

Por Philipe Siqueira

Tem coisa melhor que conhecer um pouco mais da cultura italiana e colocar as mãos na massa sem sair do Brasil?
A primeira edição do Curso de Culinária, que teve como tema a cultura e a culinária italiana, foi uma oportunidade de alunos e colaboradores do Instituto de Artes e Ofícios Divina Providência participarem e aprenderem a preparar alguns doces, pães e massas tradicionais da Itália.
Trazido pelo Pe. Francisco Alfenas, diretor do Instituto de Artes e Ofícios Divina Providência e com o apoio do Dr. Daniele Santagati e Dr. Paolo Aprile, diretores das escolas hoteleiras Francisco Dantini e Aldo Moro, respectivamente, ministrado pelos professores Stefano Cavallaro e Verônica Cavallaro, e com a participação dos alunos Alessandra Alterino, Ingrid Aiello e Nicollò Magni, os alunos puderam aprender variados tipos de massas e pães e, no final, ainda receberam um certificado de conclusão de curso pelas escolas italianas envolvidas no projeto.
O professor Gleison de Paula Souza teve a tarefa de traduzir e conduzir a dinâmica das aulas, tendo um importante papel como porta-voz dos professores e alunos italianos. Após uma calorosa recepção dos alunos, onde os professores foram apresentados, chega a grande hora do início das aulas e a abertura se dá com a tradicional Pasta Fresca All’uovo (Pasta Fresca ao Ovo) com Salsa Ragu (Molho ao Ragu) e Salsa Pomodoro (Molho de Tomate). Nela os alunos puderam colocar as mãos na massa e aprender os processos de mistura, preparo e as técnicas de produção das massas, além da harmonização e acompanhamentos. Nas aulas seguintes o aroma dos pães tomaram conta do Colégio Divina Providência, o Pane Comune (Pão Comum), Pane con Noci e Olive (Pão com Nozes e Azeitona), Panini Al Latte (Pãozinho ao Leite) e Panini All’Olio (Pãozinho ao Azeite) apresentaram as variadas formas e sabores dos pães e os diferentes processos de preparo que transformam cada um desses pratos em algo único. 

“Achei ótimo ter a oportunidade de conhecer a cultura italiana e poder levar um pedaço do mundo para minha casa”.

Com a ótima recepção das duas turmas que esgotaram as vagas disponíveis em pouquíssimos dias, os alunos foram brindados com a tão esperada Pizza e a Focaccia, que foram preparadas em variados recheios e sabores, e pela Lasagne Alla Bolognese
(Lasanha à Bolonhesa) e Besciamella (Bechamel), onde os alunos tiveram a oportunidade de receber dicas e instruções para a produção de uma lasanha tipicamente italiana, porém, com materiais facilmente encontrados em estabelecimentos localizados no nosso país, algo que fora o destaque e o objetivo do curso, por justamente promover a experiência no nível profissional, porém, com o baixo custo de produção.

“Sempre tive vontade de aprender a fazer pão em casa. Já tentei de várias formas, mas faltava o “pulo do gato”. Apenas no curso tive a chance de conhecer”. 

Mesmo com um extenso curso de sete dias (entre 08 e 15 de agosto de 2019), tudo que é bom, uma hora chega ao fim, porém, fechando a semana com um doce toque italiano. Os inigualáveis Grissinis, com chocolate meio amargo derretido, atiçaram a curiosidade daqueles que acompanhavam a movimentação de dentro da cozinha, atraindo o desejo de fazerem parte daqueles instantes.

“Adoro cozinhar e já tenho prática, mas todo conhecimento é válido”

Como já é conhecido, é imensurável todo o valor cultural que a Itália agregou ao Brasil, principalmente na gastronomia. Para quem se interessa pela arte de cozinhar e tem o sonho de atuar na profissão sendo especialista na cozinha italiana, aguarde novidades sobre uma nova edição do Curso de Culinária no Instituto de Artes e Ofícios Divina Providência acompanhando nosso site e nossas redes sociais.

 

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This