Leigas consagradas do Instituto Maria de Nazaré fazem retiro

Leigas consagradas do Instituto Maria de Nazaré fazem retiro

NO PERIODO DE 19 A 26 DE JULHO DE 2014 ESTIVERAM REUNIDO EM TOCANTINÓPOLIS – TO

 

O grupo de Consagradas Seculares do Instituto Maria de Nazaré para o exercício espiritual anual – grupo norte

 

O tema abordado foi a família: “o desafio de ser família e levar este estilo a todos os lugares”

O ACESSOR ESPIRITUAL FOI O PADRE FRANCISCO EDEJÂNIO AZEVEDO MAGALHÃES

            O tema desenvolvido foi bem conduzido de forma leve e profunda mexendo com nosso mais intimo, levando-nos a fazer uma reflexão de como vemos e vivemos a família, desde a sua origem, ou seja, o plano de Deus, até como ela hoje se apresenta e as perspectivas futuras família de sangue, família espiritual, o grande desafio é difundir a partir da vivência domestica a família que Deus sonhou e que vem sofrendo ataques e modificações que são contrárias ao plano original de Deus.

Agora temos em mão material formativo que precisa ser trabalhado nas diversas realidades em que vivemos, com a certeza que Deus esta no comando tal qual a parábola do joio e do trigo.

No meio do retiro fizemos uma parada de meio dia para visitar as obras orionitas de Tocantinópolis e conhecer o Rio Tocantins onde fica uma imagem de Nossa Senhora no meio do Rio Tocantins colocada pelos padres orionitas. Na visita a Catedral de Tocantinópolis o Pe. Orlando falou um pouco da história da presença orionita na Cidade e dos bispos da Diocese de Tocantinópolis até a chegada do atual bispo Dom Geovane. Foi muito proveitosa a visita estes lugares porque estava relacionado ao tema do dia que era a família orionita e as suas ramificações.

Acima esta o resumo do que os membros do Instituto Secular Maria de Nazaré acharam do retiro. Abaixo colocarei um pequeno resumo falando mais do instituto.

 

QUEM SOMOS?

Somos o Instituto Secular Maria de Nazaré fundado por Dom Sebastiao Plutino da Congregação dos Filhos da Divina Providência de São Luis Orione.

Ò Somos um Instituto Secular de direito diocesano.

Ò Somos leigas consagradas com a missão de ser fermento de sabedoria, testemunhos da graça para transformar o mundo de dentro para fora, descobrindo a beleza de CRISTO. Empenhamo-nos com os votos de castidade, pobreza e obediência, primeiro, temporariamente e, depois, com a consagração perpétua, a viver a consagração na secularidade para sermos no mundo “ao mesmo tempo, um cântico com um holocausto de fraternidade universal em Cristo” (Dom Orione 1.C 328).  

 

Ò Cada pessoa escuta o chamado de Deus, vive os valores da vocação e respondem com fidelidade e coerência.

 

QUEM PODE FAZER PARTE DO INSTITUTO?

Ò Mulheres Solteiras entre 18 a 50 anos de idade, que querem consagrar-se a Deus com os votos de castidade, pobreza e obediência na vida diária.

Ò Membros associados, que queira viver nossa espiritualidade, comprometendo-se com os vínculos da consagração na sua condição de vida, com base em um regulamento particular. Mulheres entre 25 a 65 anos de idade, viúvas, mães solteiras e separadas, cuja maturidade permita viver plenamente a vocação.

 

CARISMA DO INSTITUTO

Ò       É viver e difundir a acolhida as pessoas com particular atento e amor ao último, vivendo a espiritualidade de São Luis Orione e ser presença viva de Igreja em todo ambiente.

 

LEMA DO INSTITUTO MARIA DE NAZARÉ

Ò Renovar todas as coisas em Cristo “ Ave Maria e avante ”.  

Era o lema de São Luis Orione vivido sempre pelo Instituto Secular e pelo Movimento Tra Noi. 

 

ESPIRITUALIDADE

   É acolhimento que exige uma fé profunda que vê no outro não só a pessoa, mas o próprio Jesus.

Ò Seguindo Cristo casto, pobre e obediente nas condições ordinárias da vida, de tal forma a permanecermos, como Jesus, no mundo, sem pertencer-lhe, e sermos, no contexto das estruturas temporais, fermento de sabedoria e testemunhas de graça.

 

ÉS CHAMADA PARA?

Ò Construir um mundo melhor, como leiga consagrada.

Ò A ser mulher com espírito contemplativo que entra em todos os níveis da sociedade.

Ò A viver uma profunda intimidade com Jesus na eucaristia, para leva-lo como Maria, ao mundo.

Ò A viver a missão de Cristo crucificado e abandonado no pobre, necessitado, marginalizado e discriminado.

Ò “ PARA AMAR E SERVIR A DEUS NA SOCIEDADE ”

Ò Um vinculo particular une o Instituto ao Movimento “Tra Noi” cuja o carisma compartilha e garante. A ele poderemos dar a nossa contribuição de atividade e de apostolado.

Ò Enfim, um sacerdote da Pequena Obra da Divina Providência (Dom Orione), nomeado pelo Superior-Geral, coopera para nos ajudar a viver no mundo a espiritualidade orionita. 

 

O INSTITUTO ESTA PRESENTE EM:

Ò O Instituto Secular inicia suas atividades em Roma /Itália.

Ò E esta presente em: Cabo Verde/ África, Peru e no Brasil em Cotia/SP, Presidente Prudente /SP, Tubarão/SC, Curitiba/PR, Minas Gerais, Araguaína/TO, Goiana/GO.

Deixo uma palavra de estimulo para todas vocês consagradas do Instituto Secular Maria de Nazaré. Façam desse carisma de vocês um verdadeiro acolhimento do gesto divino de Deus em cada irmão que sofre. Carreguem Deus todos os dias para dentro da casa Tra Noi, nas escolas, na Igreja, nos hospitais, nos asilos, enfim, onde há sofrimento vocês deve ser a presença de Deus que alivia a dor.

SEMPRE AVANTE NA VIDA!

PE. FRANCISCO EDEJANIO AZEVEDO MAGALHÃES – PODP.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This