Jovens voluntários ajudam Cotolengo moçambicano

Jovens voluntários ajudam Cotolengo moçambicano

Jovens voluntários ajudam Cotolengo moçambicano

MAPUTO. Na Obra Dom Orione em Maputo um grupo de jovens se reúne duas vezes por semana para ajudar as nossas crianças e também para fazer o seu encontro.

Hoje apresentamos em poucas linhas o que é e faz este grupo que tem o nome de AJOVOKAM (Associação de jovens voluntários do Distrito de Kamubukwane).

 

A Associação dos Jovens Voluntários de Ka Mubukwane (AJOVOKAM) é um grupo de jovens que voluntariamente respondeu ao chamado da insatisfação pelo senso comum em relação à marginalização dos mais desfavorecidos.

Tem como objectivo geral incutir nos jovens o espírito de solidariedade e responsabilidade social, envolvendo-os activamente nas actividades humanitárias e comunitárias no distrito de Ka Mubukwane.

Uma das principais características do voluntariado da AJOVOKAM é o trabalho não por interesse financeiro, mas sim pelo social. O voluntario da AJOVOKAM é um indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável no seu tempo livre se compromete, de acordo com as suas aptidões, desenvolver acções de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade.

 

A associação é composta por duas faces:

1. A face representada pela criança em situação difícil, isto é, vulnerável não autónoma, prestando assistência humanitária e social, no Centro de acolhimento “Dom Orione” duas vezes por semana (4ª- feira e sábado).

 

2. A face representada pela comunidade e as diversas actividades que são desenvolvidas pela AJOVOKAM nos vários âmbitos de abordagem, como a saúde, cultura, informação e o envolvimento massivo da própria comunidade na identificação dos seus problemas e na busca de soluções viáveis para o melhoramento de sua qualidade de vida.

Nisto, acreditamos que não é fraco nem lunático aquele que luta pelos seus ideais e anseios no que concerne ao bem-estar da sociedade.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Share This