JMJO: festa e oração na noite da abertura

JMJO: festa e oração na noite da abertura

Muita alegria e descontração, fé e concentração, na cerimônia noturna da abertura da Jornada Mundial da Juventude Orionita.

 

A cerimonia festiva de abertura da JMJO, ocorrida no domingo, dia 21, teve início às 19hs na quadra central do Colégio Divina Providência. Na abertura da cerimônia um vídeo projetado no grande telão apresentou a chegada dos peregrinos no Colégio, com a peculiar animação dos grupos provenientes de diferentes nações, sobretudo latino-americanas. Em seguida, um jovem, desfilando de skate pelos corredores da quadra, trouxe a tocha com fogo para acender o “círio” da Jornada Orionita. Para acender o círio foi escolhido o jovem italiano Alessandro que no dia 21 de junho, em Roma, na Festa de São Luís Gonzaga, recebeu a bandeira da Congregação das mãos do Superior Geral, Pe. Flávio Peloso.

“Lumen Gentium”, “luz dos povos”, a luz da juventude, abriu a cerimonia que prosseguiu com a execução da música “Nova Geração” do Pe. Zezinho, acompanhada pela coreografia de alguns jovens.

Uma voz, reconhecidamente de um jovem, mas que anunciava textos de São Luís Orione entrou pelo corredor central. Enquanto declamava, várias imagens históricas de Dom Orione foram projetadas.  Em seguida foram apresentadas as caravanas com habituais manifestações de certo ufanismo nacionalista.

A cerimônia prosseguiu com a apresentação do vídeo em que Pe. Flávio Peloso entrega a bandeira da Congregação ao jovem Alessandro e saúdo os jovens peregrinos da Jornada Orionita. Logo a seguir falaram brevemente o Provincial do Norte Pe. Tarcísio, o Conselheiro Geral Pe. Silvestre e o Pe. Bogaz representando o Provincial do Sul. Foi lida, pelas Irmãs Rufina (em português) e Diana (em espanhol) uma mensagem da Superiora Geral das Orionitas, Ir. Maria Mabel.

A cerimonia teve ainda duas outras partes, sendo a primeira delas uma parte musical com a apresentação de um jovem cantor da Paróquia do Rio de Janeiro, seguida por várias músicas de animação de grupo, com as coreografias dos jovens.

A parte final da cerimônia foi uma Adoração ao Santíssimo Sacramento que levou os jovens a louvar, agradecer e adorar. Com este momento de oração que trouxe tranquilidade e serenidade aos jovens, depois de uma jornada intensa, dormiram tranquilamente.

E a Jornada está apenas começando.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This