JMJ: Santuário de Fátima acolhe peregrinos franceses

JMJ: Santuário de Fátima acolhe peregrinos franceses

No primeiro dia de catequese da Jornada Mundial da Juventude, o Santuário de Fátima da Rua Riachuelo acolheu os peregrinos de língua francesa, da França e do Congo.

 

O clima era festivo, tantos sorrisos, tanta alegria, algum esforço para a compreensão com palavras e frases em portugues, espanhol, frances e até ingles. Valia tudo para se comunicar, mas sobretudo prevaleceu o espírito de doação e de serviço da nossa Comunidade religiosa e de fiéis. O jovem organista do Santuário, acostumado aos cantos em portugues, estava tranquilo, seguro de participar de uma oportunidade única, tocando para os peregrinos franceses. Afinal, disse ele, “A música fala todas as línguas!”. Até D. Lourdes conseguiu se comunicar entregando aos jovens a fitinha-lembrança da visita ao Santuário.

Além da acolhida, nas famílias, de um grupo de peregrinos, o nosso Santuário é uma das sedes de Catequese em lingua francesa. Nesta manhã tantos jovens vieram ao Santuário e no final da manhã participaram da Santa Missa, sempre em frances. Na parte da tarde os peregrinos visitam lugares e participam de eventos na cidade. À noite, aqueles que são hóspedes das famílias ligadas ao Santuário, retornarão para serem acompanhados novamente às casas.

Assim prossegue a Jornada Mundial da Juventude: na ausencia do sol que daria um colorido especial ao Rio de Janeiro, temos os jovens, de todas as línguas, de todas as nações, andando pela cidade, enfrentando frio e chuva, até alguma desorganização, mas colorindo de entusiasmo a cidade.

As Catequeses em nosso Santuário prosseguem até sexta feira.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This