IRMÃS ORIONITAS: NOVO CONSELHO GERAL E IRMÃS CAPITULARES SE ENCONTRAM COM O PAPA FRANCISCO.

IRMÃS ORIONITAS: NOVO CONSELHO GERAL E IRMÃS CAPITULARES SE ENCONTRAM COM O PAPA FRANCISCO.

“Unidas a Jesus, próximas aos irmãos e ativas no serviço”: as indicações de São Luís Orione às Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade foram repropostas pelo Papa Francisco em uma audiência na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, na Sala Clementina, por ocasião da eleição do novo Conselho Geral. Depois de uma breve saudação à nova Madre Geral, Ir. Maria Alicja Kędziora, e algumas palavras dirigidas à ex-madre, Ir. Maria Mabel Spagnuolo, sua reflexão foi articulada em torno de três temas principais que refletem o ensinamento de Dom Orione: “Estar unidas a Jesus, estreitar os irmãos e serem ativas no serviço”.

Vosso fundador ensinou-vos a “trabalhar muito”, a não vos poupar no serviço aos mais necessitados. Servir “os pobres, os pequeninos, os aflitos por todo mal e dor”, de “mangas arregaçadas”, como boas mães, com compaixão, criatividade e imaginação, na caridade: é porque uma mãe ama, e o amor te torna livre e criativo!
O Papa Francisco destacou aquele aspecto maternal e terno de ser consagrado, que assim como a mãe está sempre próxima e nunca abandona os filhos, assim também o trabalho das irmãs deve refletir cada vez mais esta atitude feminina de proximidade e apoio, mesmo diante da incompreensão dos outros.

“Vocês se chamam ‘Congregação samaritana’ por vocação: e quem mais do que uma mãe é “samaritano” para seus filhos? Ele vê, de fato sente suas feridas, para, cura-os e finalmente os deixa seguir seu caminho. Exorto-vos a amar assim, como fez São Luís Orione, como mães na caridade . Eu te abençoo do fundo do meu coração. E, por favor, não se esqueça de orar por mim”, finalizou o Papa.

Ao final da audiência, que o Pontífice reservou a todos os presentes, incluindo os membros da Família Carismática Orionita, do Conselho Geral dos Filhos da Divina Providência, o Santo Padre despediu-se acompanhado pelo cântico “Ubi caritas”, entoado espontaneamente pelas irmãs. Em seguida, as Irmãs Capitulares retornaram à Casa Geral para um alegre almoço organizado pela comunidade, e no início da tarde partiram para Montebello para a fase final do Capítulo.

Rezemos pelo bom êxito dos trabalhos finais do Capítulo Geral e, pelo governo Geral que inicia suas atividades de promoção humana, vocacional e missionária. Ave Maria e Avante!

    

Fotos: Vatican News

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.