Irmã Anselma faz votos perpétuos em São Paulo

Irmã Anselma faz votos perpétuos em São Paulo

PROFISSÃO PERPÉTUA DE IRMÃ M. ANSELMA PEREIRA DA SILVA

  

Algo de sua história…

 

Nasceu na pequena cidade de Filadélfia GO, hoje Tocantins. 

Filha do Sr. Emanuel Rodrigues da Silva e D.  Ana Pereira da Silva. 

Do primeiro casamento com sua mãe nasceram 4 filhos entre eles Anselma Maria, sendo que do 4° filho sua mãe veio a falecer com a criança. 

No 2° matrimonio seu pai teve 6 filhos, com a Srª Maria das Dores Ribeiro de Souza e a família assumiu mais um filho adotivo. 

È muito forte na vida de Ir. Anselma a recordação de seus pais por ser uma família lutadora, simples, corajosa em assumir os filhos com tanto amor. Desataca-se em sua vida também a presença significativa de sua mãe adotiva Maria das Dores aqui presente, que junto ao seu pai Sr. Emanuel Rodrigues da Silva também presente nessa celebração assumiram 10 filhos e educaram a todos na fé, na religiosidade.

A família foi marcada pela vivencia de fé e educação dos filhos segundos os valores cristãos. Desde o inicio a mesma recebeu de perto o apoio de várias irmãs (Orionitas), pois nossa Congregação estava presente na época na cidade de Filadélfia, sendo que Ir. Aurélia foi a primeira professora de Ir. Anselma e juntamente com outras irmãs ali presentes destava-se Ir. Evarista e Ir. Claudia como exemplo de vida e solidariedade com a família ajudando e acompanhando em todas as necessidades. As Irmãs ajudaram também na descoberta e desabrochar de sua vocação á Vida Religiosa.

 

…………………………………………………………………..

 

Dia 16 de abril de 2012 foi realizada na paróquia São João Batista Brás São Paulo das 20:00h às 22:00h uma vigília vocacional em ação de graças pelo sim definitivo da Ir. Maria Anselma. Foi dirigida pelas irmãs e o grupo de jovem, com a presença dos paroquianos da mesma paróquia.

 

Dia 20 de abril de 2012 na capela da casa provincial, num clima de alegria e ação de graças, foi realizada um momento de adoração, onde estiveram presentes as irmãs, postulantes, aspirantes. Finalizando com uma missa vocacional, celebrada pelo Pe. Evaldo (orionita), onde ele deu um testemunho de sua história vocacional, deixando uma mensagem: “ A partir do momento que percebemos que a vocação não é nossa mais sim de Deus, nos deixamos ser conduzidos pelo seu amor”. Convidou também Ir. Mª. Priscila para dar seu testemunho e depois Ir. Maria Anselma para partilhar os sentimentos daquele momento tão marcante da sua história vocacional.

 

No dia 21 de abril de 2012, no Santuário de São Luís Orione ás 17:00h na cidade de Cotia-SP, aconteceu a celebração festiva e especial da profissão perpétua de Irmã Maria Anselma Pereira da Silva natural de Filadélfia-Go atualmente Tocantins,onde emitiu definitivamente os votos de pobreza, castidade, obediência e caridade, na congregação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade de São Luís Orione.

A cerimônia foi presidida pelo padre Marcelo Monge (diocesano) pároco da paróquia |São João Batista do Brás. Concelebraram o Pe. Edélcio Ottaviani (diocesano), e os sacerdotes orionitas:

Pe. Renato scano, Pe. Pedro, Pe. Almarindo, Pe. Evaldo e a presença do Diácono Geovani, orionita.

A animação litúrgica foi feita pelas Irmãs orionitas, seminaristas e pelo coral da paróquia São João Batista do Brás onde a professa fez sua ultima missão pastoral.  

Se fizeram presente na celebração seus pais vindos do Tocantins, seu irmão e sobrinha de Goiânia, irmã e cunhado de São Paulo, padrinhos, amigos e paroquianos da São João Batista do Brás, religiosos e religiosas.

Na homilia o padre Marcelo dirigiu à Ir.Maria Anselma as seguintes palavras: A sua família exemplo de simplicidade,luta, humildade  e a presença das irmãs na sua vida foram de grande importância para o despertar de sua vocação de consagrada ao Senhor. Que assim como os discípulos ela possa testemunhar Jesus Cristo com a própria vida, através daquilo que fala, faz, onde quer que ela esteja, especialmente nesta sua nova missão. E é na Eucaristia que encontrará a força, a coragem que necessita para realizar a vontade de Deus, na vivência da caridade, algo que nós sabemos fazer muito bem no cuidado com nossos irmãos mais pobres.

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This