Inundação na cidade de Buritis, centro da missão orionita na Amazônia

Inundação na cidade de Buritis, centro da missão orionita na Amazônia

Inundação na cidade de Buritis, centro da missão orionita na Amazônia

 

Buritis é uma cidade do estado de Rondônia que fica dentro da Amazônia. Uma chuva torrencial inundou a cidade. Pe. Zenildo informou que a Igreja Matriz e nossa residência religiosa não sofreram nenhum dano, porém calcula-se cerca de 1000 casas que sofreram com esta inundação.

 

As águas dos rios Candeias e São Domingos e do Igarapé do Veado transbordaram após chuva intensa que caiu do início da noite de sexta-feira (20) até a tarde deste sábado (21) em Buritis (RO), distante cerca de 320 quilômetros de Porto Velho. As saídas da cidade estão inundadas e estima-se que mais de mil casas foram invadidas. O município decretou situação de emergência.

O número total de atingidos e prejuízos ainda estão sendo contabilizados pelos órgãos do município, que possui mais de 32 mil habitantes, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010.
Os rios transbordaram em função da chuva intensa. Os bombeiros estão ajudando as famílias que estão saindo por conta própria das casas e encaminhado as desabrigadas. “As águas subiram cerca de três metros. A água baixou uns 30 centímetros e está estável, mas a previsão é de que as chuvas continuem.

Conforme a coordenadora da Defesa Civil, a cheia pode entrar para a história como a maior nos últimos 20 anos e não está descartado decretar estado de calamidade. “Nunca vi nada igual antes. Infelizmente as famílias desabrigadas podem aumentar consideravelmente até o fim do dia, já que o nível da água pode aumentar se não parar de chover. Por enquanto a zona rural ainda é possível transitar, mas não sabemos até quando”, diz Ocilene.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This