Inaugurada a nova residência do Pequeno Cotolengo Mineiro

Inaugurada a nova residência do Pequeno Cotolengo Mineiro

Inaugurada a nova residência do Pequeno Cotolengo Mineiro

 

Belo Horizonte-MG: O “Pequeno Cotolengo” Mineiro já é realidade em Belo Horizonte. Ontem, 01 de maio, foi inaugurada a nova residência nas proximidades do Lar dos Meninos Dom Orione, que inicialmente abrigará 10 novos residentes.

Esta nova atividade caritativa, cujo nome oficial é “Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva, teve início no dia 01 de abril p.p, nas dependências do Lar dos Meninos, onde nossos assistidos foram acolhidos provisoriamente. Na linguagem típica orionita, chamaremos carinhosamente de “Cotolengo Mineiro”. Para compreendermos melhor esta nova modalidade de atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais, transcrevemos o que foi noticiado no dia 1º de abril, na chegada de nossos assistidos.

“Bem sabemos das novas normas públicas de acolhimento, em que não se prevê mais o atendimento, dito, institucionalizado. Por tal motivo, os acolhidos não poderão residir em definitivo no prédio do Lar dos Meninos. O que se está fazendo, em obediência às novas leis para atendimento social, é alugar uma casa próxima ao Lar e utilizar a estrutura do Lar como um lugar de apoio. Na prática, os atendidos serão acolhidos numa casa, ou seja, mais do que nunca, num “Lar”, administrado pelo “Lar dos Meninos Dom Orione””.

“Quem sabe possa estar surgindo uma nova modalidade de atendimento caritativo. Esta residência inclusiva pode ser a primeira de outras casas, que ficarão situadas, de alguma forma, em volta do prédio do Lar dos Meninos e que utilizarão a sua estrutura como um ponto de apoio para atividades comunitárias, de convivência, de lazer. Poderíamos ver nisso o “embrião” de um projeto que transformaria o prédio do Lar dos Meninos num centro de atendimento especializado para portadores de deficiência, seja em vista dos residentes e também do público externo”.

Participaram da cerimônia de inauguração nossos confrades e autoridades públicas ligadas particularmente ao projeto. Não podemos deixar de agradecer e congratular com o Pe. Rezende e demais religiosos do Lar, pela feliz iniciativa em dar uma nova visibilidade ao Lar dos Meninos em Belo Horizonte.

Ave Maria e Avante!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Share This