II ENCONTRO LATINO AMERICANO DOS EDUCADORES ORIONITAS – RJ 2018

II ENCONTRO LATINO AMERICANO DOS EDUCADORES ORIONITAS – RJ 2018

De 20 a 23 de setembro, no Rio de Janeiro, aconteceu o II Encontro Latino Americano dos Educadores Orionitas. Organizado pelo Secretário Latino Americano de Educação (SECLEDO), coordenado pelo conselheiro geral D. Fernando Fornerod.

Os trabalhos seguiram o tema “A educação que temos, a educação que queremos: a missão da comunidade educativa orionita no mundo contemporâneo”, onde participaram mais de 120 educadores provenientes do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

Todos os participantes seguiram um percurso de preparação iniciado nas comunidades educativas individuais locais, com o olhar voltado para a situação da educação na América Latina, sendo os pontos principais: a família, os estudantes, ex-estudantes, as tecnologias da informação e comunicação, o perfil dos educadores (religiosos  leigos), a missão evangelizadora compartilhada, o relacionamento entre cultura, fé, vida e educação, a atenção às pessoas com necessidades educativas especiais, a integração e a inclusão.

Todos os secretariados provinciais elaboraram um instrumento de trabalho, com a finalidade de delinear os pontos fortes e fracos da situação das comunidades educativas orionitas na América Latina, para depois dar origem a verdadeiros projetos educativos locais, e ao mesmo tempo, dividir experiências pedagógicas inovadoras.

A abertura foi aos pés do “Cristo Redentor”, na presença do conselheiro geral D. Fernando Fornerod.

Uma verdadeira peregrinação aos pés de Cristo, onde foram citadas as palavras do Fundador, São Luís Orione, que em 13 de agosto de 1937, naquele mesmo lugar disse: “Aquilo que não fiz na terra para o Brasil, o farei do céu”. Depois prosseguiu no auditório do centro “D. Orione” no Jardim Botânico com a apresentação – por parte de D. Fornerod –  da metodologia e o programa dos trabalhos.

Cada delegação apresentou o próprio grupo e, sobretudo a comunidade e as atividades educativas que desenvolvem nos respectivos países. O Superior geral D. Tarcísio Vieira enviou uma mensagem aos Educadores Orionitas presentes ao encontro.

O educador latino americano Prof. Dario Pulfer (Argentina) deixou espaço à leitura do mundo educativo contemporâneo e de seus agentes em uma cultura digital. Ele centrou sua atenção sobre o desafio de melhorar “a nossa percepção da realidade para fazer de modo que possamos projetar percursos de renovação cultural”.

Ele evidenciou ainda:  “Quando os membros de uma comunidade educativa cristã leem a situação atual, o fazem através dos assim ditos sinais dos tempos, que incluem duas fases a reclamação e o anúncio. Às vezes se cai na tentação de dar maior espaço à primeira fase (reclamação) fazendo de forma que a segunda (anúncio) permaneça em segundo plano enfraquecendo-se”.

“Mas a comunidade cristã tem a força de ler a realidade a partir da chave da esperança. Atitude que assegura a capacidade de atuar, intervir e mudar a realidade. Hoje devemos superar os medos e recuperar a capacidade de agir. Alguns nostálgicos querem mudar a situação, mas o fazem com um método errado: querem reviver em vida experiências já passadas que não retornam. E para dizer mais, querer fazer isto a todas as coisas, não produz nada mais que uma existência marcada pela amargura, pelo desconforto e em contínua luta com o presente. A razão deste desconforto está todo no fato que se procura de construir o futuro no passado. Para os educadores de hoje a grande responsabilidade está no fato que precisa ajudar e preparar as novas gerações afim de que possam ter esperança no futuro. Mas tudo isto não poderá acontecer sem uma ação concreta que nos leve a criar um espaço de tempo à frente de todos nós”.

Depois os grupos de trabalho aproveitaram o instrumento de trabalho estudando e confrontando-se sobre as diversas dimensões que compõem a realidade educativa orionita dividindo uma análise atenta da realidade nos âmbitos da Família de D. Orione: alunos, ex-alunos, TICS (tecnologias da informação e comunicação), educadores, a missão dividida entre religiosos e leigos, a relação cultura-fé e cultura-vida e enfim a integração e inclusão. O dia foi concluído com uma sessão plenária e com um momento de oração pedindo ao Senhor a fecundidade dos trabalhos do Encontro.

O segundo dia do encontro dos educadores Orionitas da América Latina teve como momento central a apresentação do Pe Rodinei Thomazella, diretor da província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul, que  fez uma reflexão sobre o tema o “Carisma orionita, chave de leitura carismático-educativa” sublinhando de maneira detalhada as categorias orionitas que têm um valor e um olhar pedagógico-educativo. Ele destacou que para “estar à frente dos tempos” é necessário um novo compromisso e uma nova responsabilidade dos educadores e dos educandos para serem instrumentos da Providência de Deus. O ponto central da pedagogia orionita é a força para derrubar os muros e deixar-se envolver na paixão missionária partindo dos mais fracos para fazer de tudo para “instaurare omnia in Christo”.

Novamente dividiram-se em sete grupos de trabalhos temáticos com o objetivo de sintetizar entre a narração sociológica educativa do dia anterior com a do Pe. Rodinei  Thomazella sobre o carisma.

Muitos acordos e futuras atividades foram aceitos entre as diversas instituições dos países presentes.

Todos se concentraram sobre a descoberta de linhas comuns de ações educativas provinciais (Argentina – Uruguai, Paraguai e México, Chile e Brasil Sul e Norte) para dividir e discutir nos respectivos secretariados provinciais.

O Pe. Josumar dos Santos presidiu, a Santa Missa no dia do encerramento dos trabalhos.

A Ir. Maria Priscila Oliveira, Superiora provincial das Pequenas irmãs Missionárias da Caridade no Brasil, dirigiu uma saudação de despedida aos participantes.

Este Encontro dos Educadores Latino Americanos representa a primeira etapa do percurso que envolve toda a Família Carismática Orionita em vista do Encontro Internacional sobre Educação que acontecerá em Buenos Aires (Argentina) de 18 a 22 de outubro de 2021.

 

 

Veja as imagens :

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This