Hospital Dom Orione agrada mães em dia da mulher

Hospital Dom Orione agrada mães em dia da mulher

Hospital Dom Orione agrada mães em dia da mulher

 

ARAGUAÍNA. Quem nunca recebeu uma massagem nos pés do cônjuge, da mãe ou da vóvó? O escalda pés é uma técnica que mantém os pés bonitos e relaxados, após uma sessão onde eles ficam submerso em água morna, com sais e aromas que aliviam a tensão, aspereza e a dor dos calos. Essa prática, milenar por sinal, e estimulada em grandes hospitais até os dias de hoje, foi o presente dado às mulheres pelo Hospital Dom Orione (HDO), nesta quinta-feira, 08 de Março, Dia Internacional da Mulher.  

Nesse dia, o HDO deu início ao projeto “Escalda Pés”, idealizado pela Pastoral da Saúde e pelo Diretor Presidente do Hospital, Padre Márcio Almeida do Prado. As contempladas com o projeto foram mais de 20 mamães nutrizes da “Ala A” e gestantes de alto risco da “Ala B”, pacientes do SUS.

O projeto tem como finalidade proporcionar maior relaxamento, descanso e desinchaço nos pés a partir da massagem voluntária de 15 colaboradores. É o caso de Alex José dos Santos, Coordenador do CAF. Ele acredita que tudo é para proporcionar o bem estar das mãezinhas. “O HDO oferece essas massagens como parte do trabalho de humanização desenvolvido na unidade, que auxilia no tratamento das crianças e das mamães internadas”, assegurou ele.

A Técnica de Enfermagem Érica Sousa demonstrou entusiasmo com o projeto, pois, segundo ela, a prática já é utilizada ha anos em sua residência. Mãe de Márcia Pacheco de apenas dois anos, que possui problemas neurológicos, de acordo com a mãe, a massagem representa hoje o desenvolvimento mental da criança. “Tive uma resposta positiva com a massagem, pois foi ela que me trouxe tranqüilidade na convivência com a Márcia. Às vezes ela estava agitada, e após as massagens, ela começou a ficar mais branda”, disse Érica.

Para Eloísa Abraão, o momento é emocionante. “Resgatar essas práticas é sempre bom, por que iremos fazer o bem a essas mães. Estou realmente muito motivada”, disse a enfermeira.

 

APROVAÇÃO

Quem foi submetida a uma das sessões, aprovou a idéia. “Senti-me no paraíso, pois esse método é simples e satisfatório” afirmou a paciente Raileide Silva, que se sentiu muito bem durante as massagens nos pés.  Mas ela não foi a única. Dinamara de Sousa falou da importância de tirar o estresse através de pequenos gestos. “O Escalda Pés é uma forma de aliviar o estresse, acalmando os nervos das mulheres confinadas com pressão alta” aprovou Dinamara. Todas as pacientes do SUS que receberam o projeto de braços abertos sugeriram que o Escalda Pés seja realizado mais vezes durante o mês. “O projeto tem que acontecer todos os dias, pois tive a sensação que estava flutuando” comparou a mamãe Márcia Nunes.

Muitas delas receberam a massagem pela primeira vez e agradeceram à equipe de voluntários. “É uma experiência muito boa, nunca tinha visto nada igual. Parabéns” disse Rosimar do Nascimento, emocionada. Mensagens de agradecimentos também foi enviada aos voluntários do HDO por Maurizane Pereira. Segundo ela, “a equipe da massagem é engraçada e educada, o que fez massagem ficar ainda mais gostosa. Deu até vontade de dormir” lembra.

 

O que é escalda pés?

É uma receitinha caseira e super antiga que ainda hoje é bem usada para relaxar os pés, aliviar as tensões e ainda tirar a friagem dos pés. Geralmente colocamos alguns ingredientes de nossa escolha em uma bacia com água quente e mergulhamos os pés para propor o relaxamento. O escalda-pés é milenar, vem dos chineses e japoneses, que utilizavam essa técnica e, através da cultura popular, acabou chegando até hoje.

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This