HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA: Representantes do Ministério da Saúde visitam o Hospital Dom Orione

HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA: Representantes do Ministério da Saúde visitam o Hospital Dom Orione

A atividade faz parte do processo de revalidação do credenciamento

Por Rodrigo Martins/Ascom

Nos dias 09 e 10 de dezembro, o Hospital Dom Orione recebeu a visita técnica da equipe de avaliadores do Ministério da Saúde, para o processo de renovação do credenciamento do título de “Hospital Amigo da Criança”. Durante a visita, a equipe acompanhou procedimentos, vistoriou as instalações e entrevistou colaboradores e pacientes.

A equipe é composta por três avaliadoras da Iniciativa do Hospital Amigo da Criança, as nutricionistas Walkiria Pinheiro e Terezinha Pinheiro Franco, e a assistente social, Nadir Santos. Elas elogiaram a estrutura do Hospital Dom Orione e as reformas realizadas, como a do Lactário e do Posto de Coleta.

Outro ponto bem avaliado pela equipe foi o respeito que a instituição preza em relação às políticas de humanização, como a presença de um acompanhante durante todo o período de pré-parto, parto, pós-parto, bem como do contato pele a pele imediato entre mãe e bebê logo após o parto. “Todo esse esforço gera um impacto direto muito grande no combate à mortalidade infantil e também na saúde da população em geral”, destacou a nutricionista Walkiria Pinheiro.

O Título

Desde 2003 o Hospital Dom Orione possui o título de Hospital Amigo da Criança, que é um reconhecimento concedido aos hospitais que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno.  Para o diretor técnico, Dr. Arnaldo Alves Nunes, o reconhecimento é resultado do trabalho contínuo da equipe multiprofissional da unidade, que implantou e mantém as normas e procedimentos estabelecidos pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

A Certificação A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada pela Organização Mundial da Saúde e pelo UNICEF, com o objetivo de mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. A IHAC soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, coordenado pelo Ministério da Saúde.

Sem comentários

Gostou do artigo? Faça um comentário!

Share This