Festejos de São Francisco de Assis mobilizam Itapipoca

Festejos de São Francisco de Assis mobilizam Itapipoca

Festejos de São Francisco de Assis mobilizam Itapipoca


ITAPIPOCA. Fé, mística e a alegria de ver chegar o dia do santo de sua devoção se misturam no coração dos devotos de São Francisco de Assis, o padroeiro do meio ambiente, cuja festa está sendo preparada. Os paroquianos de Assis, em Itapipoca, mobilizam-se para os seus festejos todos os anos e não cansam de louvá-lo nesta festa que, este ano, terá como tema central a afirmação: “a
25 anos reconstruindo a igreja de Jesus Cristo no chão de Itapipoca”.


O período entre 25 de setembro e 4 de outubro será marcado pela programação da festa a começar nas madrugadas, sempre às 4h, com caminhada penitencial que será encerrada com celebrações eucarísticas nos bairros e comunidades que compõem a Paróquia.


Cada devoção tem sua história particular, mas os devotos têm em comum a certeza de que a intercessão de São Francisco os ajudará a obter tudo o que precisam e imploram a Deus, além de contribuir para seu crescimento espiritual e sua caminhada na fé.


Vejam o que diz Raimundo Nonato Alves (Raimundo Mulato):  
“Minha devoção começou quando construíram a Igreja; nessa época pertecente ao território episcopal da Catedral de Nossa Senhora das Mercês. Desde então, minha fé só aumentou e minha devoção a São Francisco é cada dia maior. Tanto que todo ano participo dos novenários trajado de marrom, em agradecimento por todas as graças recebidas”, afirma, lembrando que sua fé em Deus tem São Francisco como exemplo e intercessor.


E prossegue, dizendo: “Ao longo dos anos, cresce minha participação na Igreja, em uma função, creio que há quase 30 anos, e pretendo continuar por mais alguns anos, desde que Deus me permita, com a intercessão de São Francisco, muita saúde” conclui seu Raimundo Mulato, que costumava guiar a caminhada penitencial às 4h da manhã, durante muitos anos de muita devoção e disponibilidade, sem contar que em todas as novenas está na equipe responsável pela arrecadação da coleta.
 
 
Já Manuel Patrício procura pautar sua vida meditando acerca do exemplo do Santo, como fórmula que facilita sua aproximação com o Cristo: “Sou devoto de São Francisco, pelo apoio que sinto dele, a graça que me proporciona, as bênçãos que já consegui e a fé que me leva a crer em seus maravilhosos prodígios. São Francisco é uma seta que aponta o caminho certo, onde posso chegar; acredite, meu irmão, minha irmã, Francisco é um espinho que toca sua pele dizendo: –acorda , o tempo já é breve, e a volta do Senhor está próxima, adverte-nos”, diz ele.


Deixa claro, ainda, seu interesse em crescer nas práticas franciscanas: “Participo da Festa de São Francisco, nesta Paróquia, há quatorze anos, com muita alegria, pois nossos padres nos dão ânimo e incentivo. Quanta gente se sente tocada pelas homilias! Até mesmo pelos cantos, que nos deixam paz e tranquilidade, na certeza do verdadeiro encontro com Cristo e no desejo de voltar outra vez. Quem vem à festa de São Francisco uma vez tem o desejo de participar sempre, pois esta festa é um incentivo a fé cristã”, continua.

Manuel Patrício foi, durante alguns anos, sacristão nesta paróquia, é Ministro da Eucaristia e tem outras atividades pastorais, sendo um devoto fervoroso e atento.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Share This